Acordo PT-Maluf uniu três revistas. Todas contra
Veja, Istoé e Carta Capital condenaram aliança entre Fernando Haddad e Paulo Maluf, costurada pelo ex-presidente Lula; convergência termina aí: Abril deve fechar com José Serra e Carta com Haddad, enquanto Editora Três navega pelo centro
247 – Nelson Rodrigues já dizia que toda unanimidade é burra, mas talvez existam exceções. Uma delas, relacionada à foto da semana – e talvez do ano, da década – que envolveu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito Paulo Maluf e o candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad. Urbi et orbi, a leitura foi unânime: a imagem foi desastrosa. Tão nociva à história do PT, que conseguiu juntar três revistas semanais, com posicionamentos políticos quase sempre distintos, na mesma avaliação. Veja, Istoé e Carta Capital condenaram a aliança.
Veja fez essa análise na sua Carta ao Leitor, assinada por Eurípedes Alcântara, e numa reportagem interna, chamada “O Lula malufou”. Assinado por Otávio Cabral, o texto lembra que o PT já empunhou a bandeira da ética, enquanto Maluf foi sinônimo de corrupção. “Em algum canto da memória coletiva permanecem as imagens um dia associadas a um e a outro”, diz ele. “E, na foto planejada por Maluf e endossada por Lula, essas imagens produziram uma trombada monumental”.
Na revista Istoé, a capa “Vale tudo?”, assinada por Alan Rodrigues, destaca o escracho das negociações políticas: um grande mercado de compra e venda. No entanto, a publicação também destaca o paradoxo de outros acordos, como os de José Serra e Alfredo Nascimento, do PR, em São Paulo, e de César Maia e Anthony Garotinho, no Rio de Janeiro.
Carta Capital, por sua vez, também condenou o “vale tudo”, mas declarou seu apoio à candidatura de Fernando Haddad. Veja, naturalmente, tende a apoiar José Serra. E Istoé, em geral, não manifesta suas opções políticas, assumindo um discurso de independência.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: