Antonio Augusto Amaral de Carvalho, ícone do rádio e TV, morre aos 93 anos
Jovem Pan e a comunicação brasileira despedem-se de "Seu Tuta"
247 - O Grupo Jovem Pan anunciou nesta segunda-feira (4) o falecimento de Antonio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, como era conhecido, foi um "ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão", destaca a emissora em nota.
Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada.
"Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários, Antonio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record. Seu Tuta imortalizou a frase: 'Ninguém faz sucesso sozinho'", acrescenta o documento.
TRAJETÓRIA - Antonio Augusto Amaral de Carvalho iniciou sua carreira jornalística no final dos anos 1940 e se destacou como um inovador no rádio e na televisão. Na década de 1960, foi pioneiro na criação dos festivais da TV Record, impulsionando movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda, além de formatar programas icônicos como “Família Trapo”, com Jô Soares e Hebe Camargo.
Nos anos 1970, transformou a Rádio Panamericana em Jovem Pan, priorizando o jornalismo de credibilidade e 24 horas de informação. Também liderou inovações como as primeiras transmissões esportivas ao vivo fora do eixo Rio-São Paulo e foi o primeiro a investir em streaming com a Jovem Pan Online. Seu compromisso com o trabalho em equipe inspirou o título de sua biografia, “Ninguém faz sucesso sozinho,” obra premiada com o Grande Prêmio da Crítica da APCA.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: