TV 247 logo
      HOME > Mídia

      Conta de Alexandre de Moraes no X é desativada

      Ministro do STF é um desafeto de Elon Musk, dono da big tech

      Captura de tela do perfil de Alexandre de Moraes no X (Foto: Reprodução/X)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A conta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no X, antigo Twitter, foi desativada na manhã desta sexta-feira (21). Não se sabe se a desativação partiu da vontade do próprio ministro ou se foi feita pela plataforma de Elon Musk, o bilionário dono da big tech.

      Fato é que Moraes é um desafeto de Musk, que já atacou por diversas vezes o magistrado, acusando-o, entre outras coisas, de praticar censura no Brasil. No ano passado, o ministro chegou a suspender o X no Brasil mediante a recusa da empresa para indicar um representante legal no país, além de outros pontos. "[Após] os reiterados, conscientes e voluntários descumprimentos das ordens judiciais e inadimplemento das multas diárias aplicadas, além da tentativa de não se submeter ao ordenamento jurídico e ao Poder Judiciário brasileiros, para instituir um ambiente de total impunidade e 'terra sem lei' nas redes sociais brasileiras, inclusive durante as eleições municipais de 2024", dizia a decisão de Moraes à época.

      Nesta semana, Alexandre de Moraes tornou-se alvo de uma ação judicial nos Estados Unidos movida pela Trump Media, empresa ligada ao presidente dos EUA, Donald Trump - aliado de Musk -, e pela plataforma de vídeos Rumble. As empresas alegam que o magistrado violou a soberania americana ao ordenar a suspensão de contas na plataforma, incluindo a do blogueiro brasileiro Allan dos Santos, investigado no Brasil por disseminação de desinformação. O caso está em tramitação em um tribunal federal da Flórida.

      A Rumble, plataforma de compartilhamento de vídeos semelhante ao YouTube, tem sido alvo de decisões do STF para remoção de conteúdo, mas não cumpriu as determinações por não possuir representação legal no Brasil. Moraes, então, determinou que a rede social indique um representante legal no Brasil, com o prazo de 48 horas para cumprir a determinação. Se não obedecer, a empresa pode ser banida do país.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados