Correspondentes da Folha de S.Paulo passam a publicar na rede social X após decisão de Moraes
O próprio jornal confirmou a informação
247 - Correspondentes internacionais da Folha de S.Paulo passaram a fazer publicações no X após o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinar a suspensão da rede social no Brasil. O acesso à plataforma continua livre nos países em que os jornalistas estão baseados. "A partir deste domingo (1º)", relatou o jornal, as notícias "do Brasil e do mundo" serão compartilhadas no perfil do jornal na plataforma por correspondentes".
A rede social X não atendeu o prazo dado pelo ministro, para a empresa indicar um representante legal no Brasil. Dono da plataforma, o bilionário Elon Musk deveria ter cumprido a ordem judicial até a última quinta (29).
No último dia 17, o empresário anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações do ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.
No post que anunciou a saída do Brasil, o bilionário divulgou uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime (com informações da Agência Brasil).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: