TV 247 logo
      HOME > Mídia

      DeepSeek revela que 'grandes soluções serão disruptivas' e modelo do Ocidente não é verdade absoluta, sugerem analistas

      Veja também algumas diferenças entre a plataforma chinesa e o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI (EUA)

      DeepSeek (Foto: Divulgação)
      Leonardo Lucena avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A plataforma chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek foi lançada há pouco mais de um mês, mas ainda está dando o que falar no cenário não apenas tecnológico, como também geopolítico. 

      De acordo com o professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Claudio Miceli conta, embora já existissem versões de IA de código aberto, o que possibilita que qualquer um baixe o código e o execute, a versão chinesa é muito superior e utiliza muito menos recursos.

      "Existem outros modelos aí surgindo. Inclusive, logo em seguida, a Alibaba soltou um modelo depois do DeepSeek, que teoricamente tem desempenho ainda melhor, e estão surgindo outros modelos. Todo mundo pode se beneficiar dessa competição. Isso para o modelo de negócio da OpenAI é extremamente disruptivo, porque eles se baseiam nesse segredo de mercado."

      Do ponto de vista geopolítico, o professor de ciência política e relações internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Henrique Carlos de Castro acredita que o DeepSeek representa ameaça real ao modelo capitalista de IA centrado em altos investimentos e lucros ainda maiores.

      "É possível que o ser humano, da mesma maneira que constrói guerras, empresas e lucro, possa construir uma inteligência artificial que resolva problemas da sociedade, e não apenas das empresas."

      Conforme o estudioso, as reações de grandes potências que representam as grandes corporações, como os Estados Unidos, são imediatas. "Isso já aconteceu no seu primeiro governo [do atual presidente dos EUA, Donald Trump], quando impôs sanções tecnológicas à China com o objetivo de retardar o desenvolvimento tecnológico em inteligência artificial da China. Suas ações são claramente imperialistas, o imperialismo clássico, do início do século XX, período em que ele se inspira para falar da Grande América."

      Diferenças

      ChatGPT
      Ilustração com os logos da OpenAI e do ChatGPT. Foto: Dado Ruvic / Reuters

      Com propostas diferentes, mas igualmente relevantes, essas ferramentas mostram como a IA pode ser aplicada tanto na criatividade quanto na análise precisa de dados. O ChatGPT (EUA) é ideal para quem busca eficiência em comunicação e criação de conteúdo, enquanto o DeepSeek é uma solução poderosa para profissionais que precisam interpretar grandes volumes de informações para apoiar suas estratégias.

      Propósito e Funcionalidade:

      ChatGPT: Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é um modelo de linguagem focado em interações conversacionais. Ele é projetado para gerar texto de forma natural, responder perguntas, ajudar com tarefas de redação, tradução, programação e muito mais. É amplamente utilizado para aplicações de chatbots, suporte ao cliente e assistência geral.

      DeepSeek: O DeepSeek é uma plataforma de busca e análise de dados que utiliza técnicas avançadas de IA para processar grandes volumes de informações. Ele é mais voltado para a extração de insights, análise de tendências e tomada de decisões baseadas em dados. O DeepSeek pode ser usado em áreas como business intelligence, pesquisa de mercado e análise de dados.

      Tecnologia:

      ChatGPT: Baseado no modelo GPT (Generative Pre-trained Transformer), o ChatGPT utiliza redes neurais profundas para gerar texto de forma autônoma. Ele é treinado em grandes conjuntos de dados textuais para entender e gerar linguagem natural.

      DeepSeek: Utiliza técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) e machine learning para analisar e interpretar dados. Ele pode integrar dados estruturados e não estruturados, oferecendo ferramentas para visualização e análise detalhada.

      Aplicações:

      ChatGPT: Ideal para interações humanas, como suporte ao cliente, geração de conteúdo, assistência em tarefas cotidianas e aprendizado. Também é usado em desenvolvimento de software para gerar código e documentação.

      DeepSeek: Mais adequado para empresas e pesquisadores que precisam analisar grandes volumes de dados, identificar padrões e tomar decisões estratégicas. É usado em setores como finanças, saúde, marketing e pesquisa acadêmica.

      Interface e Usabilidade:

      ChatGPT: Oferece uma interface simples e conversacional, onde os usuários podem interagir diretamente com o modelo por meio de texto.

      DeepSeek: Geralmente oferece uma interface mais robusta, com dashboards e ferramentas de visualização de dados para análise detalhada.

      Público-Alvo:

      ChatGPT: Voltado para um público amplo, incluindo indivíduos, desenvolvedores e empresas que buscam uma solução de IA para interações textuais.

      DeepSeek: Focado em profissionais e organizações que necessitam de análise de dados avançada e ferramentas de business intelligence (com informações de Sputnik e InfoMoney).

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados