TV 247 logo
    HOME > Mídia

    Governo federal e Google firmam parceria para ampliar acesso ao Ligue 180

    Iniciativa visa facilitar o acesso a informações e serviços de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica através da plataforma de buscas do Google

    Logotipo do Google (Foto: Reuters/Arnd Wiegmann)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em uma ação que marcou o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado em 10 de outubro, o governo Lula (PT) anunciou, em parceria com o Google, uma medida que promete facilitar o acesso aos serviços de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10) e faz parte de um conjunto de iniciativas do governo para fortalecer e ampliar a atuação da Central de Atendimento à Mulher, o Ligue 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres.

    De acordo com a nova funcionalidade, quando termos como “ajuda violência contra mulher” e “ajuda violência doméstica” forem pesquisados na plataforma do Google, o sistema exibirá no topo dos resultados informações e links diretos para os canais de atendimento do Ligue 180. A parceria visa garantir que as vítimas tenham acesso rápido e confiável aos recursos necessários para obter suporte.

    Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180, afirmou que a colaboração com o Google é estratégica para ampliar a divulgação do canal e suas formas de acesso. “É mais um passo importante para o enfrentamento à violência contra a mulher, sendo o Google um parceiro estratégico para potencializar a divulgação do Ligue 180 e suas formas de acesso”, destacou. Segundo ela, as informações fornecidas pelo buscador serão verificadas e aparecerão de forma destacada, oferecendo um reforço significativo na prevenção à violência e no combate à desinformação.

    Luisa Phebo, líder de Parcerias Estratégicas de Impacto Social para a Busca do Google na América Latina, ressaltou a importância de oferecer suporte rápido e acessível às vítimas de violência doméstica. “A violência doméstica é um grave problema social que requer uma resposta coletiva e, por isso, no Google continuamos trabalhando para disponibilizar essas ferramentas no Brasil e onde quer que estejamos presentes. Ajudar as vítimas a encontrar rapidamente um contato para suporte faz parte da nossa missão de tornar a informação universalmente acessível”, afirmou.

    Expansão do Ligue 180 - O Ligue 180, coordenado pelo Ministério das Mulheres, é um serviço gratuito que opera 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados, para atender, orientar e encaminhar denúncias de violência contra mulheres. Em 2023, o Governo Federal iniciou uma série de ações para fortalecer o serviço. Entre as medidas implementadas estão o atendimento via WhatsApp, pelo número (61) 9610-0180, e a retomada das capacitações das mais de 200 atendentes da Central, com foco em atendimento humanizado e profissional. Além disso, foi lançado o Painel Ligue 180, que fornece dados atualizados dos mais de 2,5 mil serviços que compõem a Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados