HOME > Mídia

Iminente proibição do TikTok nos EUA faz RedNote crescer no Brasil

Aplicativo chinês registra aumento significativo de downloads no Brasil após crise do TikTok nos EUA

Logo do TikTok logo em um celular 06/01/2020 (Foto: REUTERS/Dado Ruvic)

247 - A possível proibição do TikTok nos Estados Unidos gerou uma onda de migração digital, com muitos americanos buscando alternativas para contornar a iminente medida. O movimento, apelidado de "refugiados do TikTok", começou a atrair adeptos também no Brasil, especialmente após a validação, nesta sexta-feira (17), pela Suprema Corte dos EUA, da lei que determina o banimento da plataforma no país a partir deste domingo. A alternativa que vem ganhando popularidade é o RedNote, um aplicativo chinês similar ao TikTok, mas com mais recursos, incluindo álbuns de fotos e textos.

Desde a semana passada, o número de downloads do RedNote no Brasil disparou. De acordo com dados exclusivos da consultoria AppMagic, a média diária de downloads do aplicativo quadruplicou, passando de 900 para 3,5 mil. A pesquisa, feita a pedido do Globo, revela que, embora a procura ainda seja pequena, 30 mil brasileiros decidiram se aventurar na plataforma no último mês. Desde o lançamento do app no Brasil, o número total de downloads já alcançou 257 mil.

O RedNote, conhecido na China como Xiaohongshu, tem ganhado adeptos ao se tornar uma alternativa atraente para aqueles em busca de uma experiência semelhante à do TikTok. Apesar de estar disponível apenas em chinês e inglês, o aplicativo oferece uma navegabilidade intuitiva, com recomendações de vídeos que lembram o formato do TikTok. A plataforma foca no estilo de vida, com conteúdos relacionados a viagens, moda e cotidiano, e possui recursos extras, como a possibilidade de criar álbuns de fotos e escrever textos.

O aumento na adesão ao RedNote no Brasil está diretamente relacionado à movimentação de influenciadores americanos, que passaram a sugerir a migração para a plataforma, em resposta à ameaça de bloqueio do TikTok nos EUA. A mobilização gerou um impacto imediato, com o RedNote alcançando o topo das lojas de aplicativos, superando grandes nomes, incluindo o próprio TikTok, na loja da Apple.

Criado em 2013, o RedNote é um dos aplicativos mais populares na China, com cerca de 300 milhões de usuários mensais. No Brasil, o app ainda é pouco conhecido, mas já se tornou uma opção viável para quem busca uma nova plataforma de entretenimento digital.

Artigos Relacionados