Miriam Leitão ataca Lula por criticar Boric e defender Maduro
Segundo a jornalista, o presidente está "totalmente errado" neste aspecto da política externa
247 – A jornalista Miriam Leitão atacou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, em razão da política externa do atual governo, que defende um Brasil soberano e o mundo multipolar. Em sua coluna deste domingo, Miriam sugeriu que Lula deveria adotar uma política externa alinhada aos interesses dos Estados Unidos, em temas como Rússia, Ucrânia e Venezuela.
"Por que divergiram os dois líderes da esquerda latino-americana? Desta vez foi por causa da Rússia", escreveu a jornalista. "Na relação com os vizinhos próximos, Lula fez elogios a Nicolás Maduro e críticas a Gabriel Boric, o que é escolher o lado totalmente errado. Boric é da esquerda democrática, campo político no qual Lula se insere. Maduro comanda um governo que se definiu como de esquerda mas realizou um projeto autoritário. O chavismo tem mais identidade de métodos e propósitos com o bolsonarismo. A diferença é que na Venezuela o coronel Chavez, defensor de golpes de estado, conseguiu realizar seu plano de demolição das instituições", acrescentou.
"Lula hesita em condenar Putin, é condescendente com a Venezuela e criou arestas com declarações que precisou corrigir depois. O presidente Lula fez um enorme trabalho para tirar o Brasil do ostracismo diplomático e está usando errado a nova inserção brasileira que ele mesmo conquistou", finaliza a jornalista.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: