HOME > Mídia

Musk ataca liberdade de expressão e pratica assédio judicial contra seus adversários

Dono do X tem intimado grupos de interesse público que questionam suas práticas

Elon Musk (Foto: Reuters/Gonzalo Fuentes)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – Advogados de Elon Musk e da plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, iniciaram o envio de intimações judiciais a diversos grupos de interesse público que criticaram a gestão de Musk. Essas organizações, incluindo o Centro para Combater o Ódio Digital, a União de Cientistas Preocupados, Access Now e Fairness and Accuracy in Reporting (FAIR), enfrentam ações judiciais por terem expressado preocupações com a direção da plataforma sob o comando de Musk. As intimações são parte de um processo mais amplo movido por Musk e X contra o Media Matters, acusado de vincular anunciantes a conteúdos extremistas. A revelação foi feita pelo site Mother Jones.

Este movimento de Musk, que se denomina um defensor absoluto da liberdade de expressão, é visto por muitos como uma contradição. Ele alega manipulação de algoritmos pelo Media Matters para prejudicar sua empresa. A disputa está agora nas mãos do Juiz Reed O’Connor no Texas, um juiz que possui laços financeiros com outra empresa de Musk, a Tesla. A decisão de não se recusar do caso, apesar dos pedidos, adiciona outra camada de complexidade ao litígio.

Grupos que receberam as intimações criticam essas ações como tentativas de intimidar e silenciar adversários. Jessica González, da Free Press, descreve as ações de Musk como um ataque cínico contra a liberdade de expressão, destacando a ironia do empresário atacar justamente aqueles que exercem seu direito de criticar.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados