TV 247 logo
      HOME > Mídia

      TV 247 lança novo documentário que aponta como a facada de Juiz de Fora deu origem à Abin paralela

      Joaquim de Carvalho expõe falhas no episódio que marcou a eleição de Bolsonaro e revela detalhes inéditos sobre a estrutura do regime bolsonarista

      (Foto: Reprodução)

      247 - A TV 247 lança neste domingo (15), às 21 horas, um novo documentário. O jornalista Joaquim de Carvalho apresenta uma investigação contundente sobre as origens da chamada “Abin Paralela”, estrutura central de espionagem do regime bolsonarista. 

      Segundo Joaquim, a semente desse esquema foi plantada em Juiz de Fora, durante o episódio da facada no então candidato à presidência, Jair Bolsonaro, em 6 de setembro de 2018.

      Com acesso exclusivo ao processo judicial que resultou na internação de Adélio Bispo de Oliveira em cela isolada em um presídio federal de Campo Grande (MS), o documentário expõe falhas na investigação do caso, apontadas por advogados consultados. 

      Entre os principais questionamentos está a ausência de impressões digitais na faca usada no ataque e a inexistência de exame de corpo de delito em Bolsonaro. “Essas falhas abrem margem para suspeitas de que os fatos não foram devidamente esclarecidos”, afirma Joaquim.

      O documentário ainda apresenta o depoimento inédito de uma testemunha, que revelou que a coordenação de segurança do então candidato foi previamente avisada sobre a possibilidade de um atentado. “E nada foi feito”, destaca Joaquim. Esse dado coloca em xeque a narrativa oficial sobre o caso e levanta dúvidas sobre os desdobramentos políticos e institucionais decorrentes do episódio.

      A obra, co-dirigida pelo cineasta Max Alvim, foi realizada com o apoio financeiro de leitores do site Brasil 247 e membros da TV 247. Segundo Joaquim, o documentário busca não apenas esclarecer o que de fato ocorreu em 2018, mas também lançar luz sobre os mecanismos de vigilância e controle que marcaram o governo Bolsonaro.

      O documentário está disponível para o público e promete fomentar debates sobre as relações entre política, segurança e manipulação de informações no Brasil contemporâneo. 

      Assista e tire suas próprias conclusões:

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: