Abertura da Hungria à Rússia e China causa divisão na UE
Muitos Estados-membros da UE discutiram a possibilidade de boicotar reuniões ministeriais informais a serem realizadas na Hungria
Sputnik - No Conselho de Assuntos Exteriores da União Europeia desta semana, os países do bloco ficaram divididos sobre onde realizar a próxima reunião dos ministros das Relações Exteriores, com quase metade preferindo Budapeste em vez de Bruxelas, que foi escolhida pelo chefe de política externa da UE, Josep Borrell, informou o Politico nesta terça-feira (23), citando autoridades.
Nesta segunda-feira (22), Borrell anunciou que a próxima reunião dos ministros das Relações Exteriores seria realizada em Bruxelas, e não em Budapeste, devido à posição da Hungria sobre a Ucrânia.
No total, 13 países disseram preferir se reunir em Budapeste, enquanto outros cinco, especialmente estados da Europa Oriental e Bálticos, disseram que boicotariam o encontro na capital húngara, segundo o Politico. No final, Borrell escolheu Bruxelas em um movimento que visa "enviar um sinal, mesmo que simbólico," a Viktor Orbán, acrescentou o jornal.
A reunião informal dos ministros das Relações Exteriores da UE estava inicialmente prevista para ser realizada em Budapeste no final de agosto, marcando o início da presidência da Hungria na UE.
No início de julho, Orbán se encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o presidente chinês, Xi Jinping, como parte de seus esforços diplomáticos para abrir linhas de comunicação para resolver o conflito na Ucrânia. Ele também se encontrou com o candidato presidencial dos EUA Donald Trump. Alguns líderes da UE protestaram contra o que consideram ser o uso indevido da presidência rotativa do bloco por Orbán.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: