Alemanha pede novas sanções contra Rússia após danos a cabo submarino que conecta Finlândia à Estônia
Ministra Annalena Baerbock destacou a necessidade de a União Europeia reforçar a segurança de infraestruturas críticas
247 - A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, pediu neste sábado (28) novas sanções contra a Rússia após relatos de danos na linha de transmissão elétrica submarina EstLink 2, que conecta a Finlândia à Estônia.
"Novas sanções da UE devem ser aplicadas", declarou Baerbock ao grupo de mídia Funke.
A diplomata alemã destacou a necessidade de a União Europeia reforçar a segurança de infraestruturas críticas e aumentar os investimentos no setor de defesa nacional. "Junto com nossos parceiros da Otan, estamos discutindo formas de proteger o Mar Báltico contra ameaças híbridas", acrescentou Baerbock.
A linha de transmissão de eletricidade EstLink 2 saiu de operação na quarta-feira (25). A polícia finlandesa está investigando a possível participação de um navio cargueiro estrangeiro no incidente. A operadora da rede de transmissão de eletricidade da Finlândia, Fingrid, informou que dois navios foram avistados próximos ao cabo antes de ele ser danificado.
A Finlândia e a Estônia estão conectadas por cabos de energia submarinos de alta tensão, EstLink 1 e EstLink 2. A conexão de transmissão EstLink foi projetada para integrar os mercados de energia dos Estados Bálticos e da região escandinava.
Otan - O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, anunciou nesta sexta-feira (27) que a aliança reforçará sua presença militar no Mar Báltico após o incidente envolvendo o cabo EstLink 2.
"[A Otan] aumentará sua presença militar no Mar Báltico", declarou Rutte na plataforma X, após uma conversa telefônica com o presidente finlandês, Alexander Stubb.
Durante a ligação, Rutte e Stubb discutiram a investigação liderada pela Finlândia sobre uma possível sabotagem aos cabos submarinos. O secretário-geral expressou solidariedade total e apoio a Stubb. (Com informações da Sputnik).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: