Possível sabotagem danifica cabos submarinos na Europa e mobiliza Otan
Apesar de a maioria dos danos a cabos ser acidental, a possibilidade de sabotagem planejada e guerra híbrida cresce
247 - Cabos submarinos, responsáveis por 99% das telecomunicações internacionais, estão sob ameaça crescente em meio a tensões geopolíticas globais. Recentemente, dois cabos de fibra ótica no Mar Báltico foram danificados em um possível ato de sabotagem, atribuído pela mídia europeia a um cargueiro chinês, Yi Peng 3, que supostamente desligou seu transponder próximo aos locais afetados. Esses cabos, que conectam países como Finlândia, Suécia e Alemanha, são cruciais para transações financeiras, comunicações governamentais e transmissão de dados pela internet.
Esta semana, a operadora finlandesa Cinia Oy disse que o cabo de comunicações submarino C-Lion1 entre a Finlândia e a Alemanha foi temporariamente desligado devido a um mau funcionamento. A mídia sueca e lituana informou posteriormente que outro cabo havia quebrado. Os países iniciaram uma investigação sobre o assunto.
Especialistas citados pelo The Guardian alertam que esses ataques podem enviar "sinais diplomáticos potentes", mesmo quando o impacto inicial é limitado, e ressaltam a dificuldade de proteger completamente essa infraestrutura vital.
No passado, embarcações russas e chinesas foram associadas a danos em cabos no Báltico e em outras regiões. Apesar de a maioria dos danos a cabos ser acidental, a possibilidade de sabotagem planejada cresce, exigindo maior vigilância de organizações internacionais para evitar interrupções mais graves no futuro.
Diante do risco de sabotagem, países da Otan começarão a monitorizar a infraestrutura subaquática no Mar Báltico em dezembro, utilizando a infraestrutura de segurança subaquática da aliança, informou o jornal finlandês Helsingin Sanomat.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: