Aliados da Otan revelarão "ponte para filiação" da Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tentou sem sucesso obter um convite político para participar de um encontro da Otan
Por Steve Holland e Simon Lewis
WASHINGTON (Reuters) - Aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que se encontrarão em Washington na semana que vem, revelarão uma "ponte para a filiação" da Ucrânia e anunciarão passos para melhorar a defesa aérea de Kiev, disse nesta sexta-feira uma autoridade norte-americana.
"Os aliados vão reafirmar que o futuro da Ucrânia é na Otan, farão anúncios significativos sobre como estamos aumentando o apoio político e militar da Otan à Ucrânia. Isso é parte da ponte da Ucrânia para a Otan", disse a autoridade a repórteres.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que tenta permanecer como um candidato viável à reeleição após uma performance ruim em um debate contra o republicano Donald Trump, receberá na terça-feira, em Washington, os líderes dos 32 países que formam o tratado.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que tentou sem sucesso obter um convite político para participar de um encontro da Otan, em Vilnius, no ano passado, afirmou que a cúpula deste ano deve resolver a questão sobre o convite para Kiev se juntar ao grupo.
A autoridade norte-americana descreveu a "ponte para a filiação" como bastante substancial, incluindo coordenação de treinamento, logística e desenvolvimento de força.
"Este é um esforço muito sério para colocar a Ucrânia em uma posição onde ela estará pronta para assumir seus papéis e responsabilidades dentro da aliança no primeiro dia", disse.
Zelensky deve participar da cúpula.
(Reportagem de Steve Holland and Simon Lewis)
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: