Antes de queda de avião na Lituânia, jornal apontou suspeita sobre pacotes russos. Parlamentar nega
Nesta segunda-feira, um avião de carga da DHL caiu perto do aeroporto de Vilnius
247 - Na semana passada, o The Times relatou possíveis formas de retaliação da Rússia ao uso de mísseis de longo alcance disparados pelo Reino Unido na região de Kursk, na Rússia. O artigo incluía versões de possíveis ataques cibernéticos à infraestrutura crítica, sabotagem, assassinatos direcionados, bem como explosivos em pacotes DHL que poderiam "derrubar um avião".
Nesta segunda-feira (25), um avião de carga da DHL caiu perto do aeroporto de Vilnius. Segundo o portal FlightAware, a aeronave estava indo de Leipzig para Vilnius. A polícia informou que um dos pilotos, um cidadão espanhol, morreu no acidente. Outros três feridos — cidadãos da Lituânia, Alemanha e Espanha — estão hospitalizados.
Diante dos acontecimentos, o ministro das Relações Exteriores da Alemanha descreveu como possível acidente ou ataque híbrido em "tempos voláteis".
O parlamentar russo Alexey Zhuravlev rejeitou à Sputnik nesta segunda-feira as acusações. O artigo do The Times sobre a possível resposta de Moscou a ataques com mísseis de longo alcance ocidentais utilizando pacotes explosivos da DHL parece uma tentativa de provocação para culpar a Rússia pelo acidente de avião, disse.
"A imprensa britânica relatou, citando fontes, as recentes alegações de que os serviços especiais russos poderiam preparar ações contra o Ocidente com a ajuda de pacotes da DHL. Claramente, naquele momento, uma provocação já estava pronta com o avião, que agora caiu em Vilnius. Uma relação de causa e efeito é claramente visível — assim que alertaram sobre isso, tudo aconteceu quase imediatamente", afirmou Zhuravlev.
Toda a operação foi planejada no Ocidente para culpar a Rússia, acrescentou Zhuravlev.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: