TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Queda de avião cargueiro na Lituânia deixa um morto. Autoridades alemãs falam em "ataque híbrido"

    Acidente com aeronave da DHL também feriu três pessoas

    Os destroços do avião de carga DHL são vistos no local do acidente perto do Aeroporto Internacional de Vilnius, Lituânia, 25 de novembro de 2024 (Foto: Lukas Balandis/BNS via REUTERS)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    (Reuters) - Um avião de carga da DHL (DHLn.DE) caiu ao tentar pousar no aeroporto de Vilnius, na Lituânia, na manhã desta segunda-feira, matando uma pessoa em um incidente que o ministro das Relações Exteriores da Alemanha descreveu como possível acidente ou ataque híbrido em "tempos voláteis".

    As outras três pessoas a bordo ficaram feridas, ao menos uma em estado crítico. Chamas e fumaça envolveram o avião enquanto equipes de bombeiros trabalhavam para apagar o incêndio.

    Autoridades lituanas disseram que, até o momento, não há indícios de sabotagem, embora a Alemanha esteja investigando incêndios anteriores causados por dispositivos incendiários escondidos em pacotes em um armazém em Leipzig, relacionados à DHL.

    Países europeus expressaram repetidamente preocupações sobre a vulnerabilidade de infraestruturas civis — apreensões que aumentaram após o rompimento inexplicável de dois cabos de fibra óptica no Mar Báltico na semana passada.

    "Fato é que, junto com nossos parceiros lituanos e espanhóis, agora devemos seriamente nos perguntar se isso foi um acidente ou, após a semana passada, outro incidente híbrido, o que mostra os tempos voláteis em que vivemos, mesmo no centro da Europa", disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock.

    "As autoridades alemãs estão trabalhando muito de perto com as autoridades lituanas para esclarecer isso", acrescentou.

    O Boeing (BA.N) 737-400, que caiu às 03h30 GMT, era operado pela Swiftair em nome da DHL, um grupo logístico alemão, e havia decolado de Leipzig, Alemanha, às 02h08 GMT, segundo o Flightradar24.

    O chefe de contra-inteligência da Lituânia, Darius Jauniskis, disse aos jornalistas: "Não podemos descartar a possibilidade de terrorismo... Mas, no momento, não podemos fazer atribuições ou apontar culpados, pois não temos essas informações."

    Um alto funcionário europeu de inteligência acrescentou que nenhuma possibilidade está sendo descartada.

    Em um comunicado, a DHL afirmou que o avião, que chegava de Leipzig, "fez um pouso forçado" a cerca de um quilômetro do aeroporto de Vilnius e que a causa do acidente ainda é desconhecida.

    Enquanto isso, autoridades lituanas disseram que não houve sinais de nada extraordinário dos pilotos durante o contato por rádio com a aeronave.

    "Na gravação da conversa entre os pilotos e a torre, os pilotos, até o último segundo, não informaram a torre sobre qualquer evento extraordinário", disse Marius Baranauskas, chefe da Autoridade Nacional de Aviação da Lituânia.

    "Precisamos examinar as caixas-pretas para saber o que aconteceu na aeronave."

    A residente de Vilnius Kotryna Ciupailaite relatou que o avião passou baixo sobre seu carro enquanto ela dirigia para o trabalho.

    "O avião virou a asa direita para baixo antes de cair, como se estivesse tentando girar. Havia algo brilhando saindo do lado direito da aeronave, como faíscas ou uma chama, antes de atingir o solo", disse Ciupailaite.

    Ela compartilhou um vídeo com a Reuters, filmado pelo para-brisa de seu carro, que mostra um grande incêndio além de uma faixa de árvores. "Meu Deus", ela exclamou no vídeo.

    A Swiftair informou que o avião caiu em uma área residencial perto do aeroporto de Vilnius e que criou um centro de atendimento para ajudar os familiares das vítimas.

    AVIÃO SE PARTIU NO IMPACTO - Imagens de câmeras de segurança mostraram a aeronave descendo atrás de um armazém, após o que o céu noturno foi iluminado em vermelho e laranja brilhantes, seguido por colunas de fumaça escura e espessa.

    Os serviços de resgate disseram que o avião atingiu o solo, se partiu em pedaços e deslizou por mais de 100 metros. Alguns destroços atingiram uma casa, cujos 14 ocupantes foram evacuados posteriormente.

    "Apenas essas investigações responderão às perguntas sobre as reais causas do incidente. Especulações e suposições realmente não ajudarão a determinar a verdade", disse a primeira-ministra Ingrida Simonyte em comunicado.

    PACOTES PADRÃO - Um porta-voz da polícia lituana disse que uma pessoa a bordo, um cidadão espanhol, morreu, e outras três — cidadãos da Espanha, Alemanha e Lituânia — ficaram feridas.

    A DHL lançou sua própria investigação sobre o acidente, disse um porta-voz da divisão lituana da empresa. "A aeronave transportava pacotes regulares. Não temos nenhuma informação de que algum deles fosse suspeito", afirmou.

    A aeronave tinha 31 anos, segundo o banco de dados do Flightradar24. A Boeing está buscando mais informações e fornecerá qualquer suporte necessário, disse um porta-voz da empresa.

    Além das investigações alemãs, a polícia britânica está investigando um incêndio em um armazém em Birmingham, em julho, causado por um pacote que pegou fogo, e está em contato com outras agências policiais europeias para verificar se há conexão com incidentes semelhantes em outros locais.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: