Após novas descobertas, China se torna segunda maior detentora de reservas de lítio no mundo
Entre os avanços, destaca-se a descoberta de uma faixa de lítio de classe mundial do tipo espodumênio, com 2.800 quilômetros de extensão
247 - A China deu um salto significativo na exploração de lítio, alcançando o posto de segunda maior detentora de reservas do mineral no mundo, anunciou nesta quarta-feira (8) o China Geological Survey, subordinado ao Ministério dos Recursos Naturais, conforme informado pela agência Xinhua.
O país aumentou suas reservas de lítio de 6% para 16,5% do total global, subindo da sexta para a segunda posição no ranking mundial, atrás apenas do Chile e superando Australia, Argentina e Bolívia. Entre os avanços, destaca-se a descoberta de uma faixa de lítio de classe mundial do tipo espodumênio, com 2.800 quilômetros de extensão, localizada na região oeste do país. Além disso, as reservas de lítio em lagos salgados na região do Planalto Qinghai-Xizang também cresceram significativamente, tornando a China a terceira maior base global de recursos de lítio em lagos salgados.
Os pesquisadores chineses também superaram desafios técnicos no processamento de lepidolita, um mineral com alto teor de lítio, mas que, até então, apresentava dificuldades técnicas e custos elevados para extração.
Impactos estratégicos - O lítio é um elemento crucial para indústrias emergentes, como veículos elétricos, sistemas de armazenamento de energia, comunicações móveis, tratamentos médicos e até mesmo como combustível para reatores nucleares. A ampliação das reservas chinesas pode reduzir a dependência do país em relação a fornecedores estrangeiros, além de ajudar a equilibrar o mercado global de lítio, segundo especialistas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: