China acelera desenvolvimento do 6G e avança em infraestrutura nacional de dados
Até 2029, a infraestrutura de dados chinesa deve ser consolidada, com a criação de um sistema integrado de circulação e uso de dados
247 - A China anunciou nesta segunda-feira (29) um plano ambicioso para fortalecer sua infraestrutura digital, promovendo avanços significativos no desenvolvimento do 6G e na atualização de sua rede 5G para o nível 5G-A, informa o portal Global Times. O projeto, elaborado pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Administração Nacional de Dados e Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT), visa consolidar a liderança tecnológica do país até 2029, enquanto promove a transformação digital e a sustentabilidade econômica.
A implementação do plano é considerada 'essencial' para acelerar a construção de uma "China digital", impulsionar a economia digital e modernizar o sistema de governança nacional.
Estruturação e objetivos - Até 2029, a infraestrutura de dados chinesa deve ser consolidada, com a criação de um sistema integrado de circulação e uso de dados, um ecossistema robusto para indústrias relacionadas a dados e um mecanismo funcional para a construção e operação dessa infraestrutura.
O plano define metas específicas, como o estabelecimento de um mercado nacional unificado de dados, o avanço no processamento, transmissão e armazenamento de informações e a promoção de tecnologias que garantam interconectividade segura e eficiente. Entre os objetivos, destacam-se o desenvolvimento de um “registro nacional de dados” e a integração de redes terrestres e espaciais, utilizando satélites para interconexão global.
Sustentabilidade e inovação tecnológica - A China também aposta na convergência entre energia verde e capacidade de computação. A colaboração entre bases de energia eólica e solar com hubs de computação será incentivada, em linha com as metas de neutralidade de carbono do país. Além disso, melhorias na análise de dados e redução do consumo energético em cálculos complexos, como os modelos de linguagem de grande escala, serão prioridades.
Xiang Ligang, diretor-geral da Aliança de Consumo de Informação, destacou ao Global Times que a sólida base tecnológica da China em 5G pavimenta o caminho para o desenvolvimento do 6G. "A China alcançou sucesso na tecnologia e nos padrões de 5G, além de aplicá-la em uma ampla gama de áreas, como manufatura inteligente, portos e mineração, o que estabeleceu uma boa base para o desenvolvimento do 6G, acompanhado pelo aprimoramento contínuo da tecnologia 5G-A", afirmou.
Até novembro de 2024, a China havia instalado 4,19 milhões de estações base 5G, aplicando a tecnologia em 74 dos 97 principais setores da economia nacional. Projetos como "5G+ internet industrial", que somam mais de 15 mil em todo o país, vêm impulsionando a modernização e a sustentabilidade do setor manufatureiro.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: