Assembleia Geral da ONU adota resolução proposta pela Rússia sobre a luta contra o neonazismo
O documento foi apoiado por 119 países, inclusive o Brasil, enquanto 53 votaram contra
TASS - A Assembleia Geral da ONU votou para adotar a resolução, intitulada 'Combatendo a glorificação do nazismo, neonazismo e outras práticas que contribuem para alimentar formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada', proposta pela Rússia.
O documento foi apoiado por 119 países, 53 foram contra, dez se abstiveram. Entre os que votaram contra estavam Alemanha, Itália, Canadá, Estados Unidos, Ucrânia e Japão. Os países que o apoiaram incluem Azerbaijão, Argélia, Armênia, Bielorrússia, Bolívia, Brasil, China, Cuba e Sérvia.
A vice-representante permanente russa na ONU, Maria Zabolotskaya, disse que a resolução visa aumentar a cooperação internacional na luta contra o nazismo, racismo e xenofobia.
"Os resultados da votação demonstraram claramente o apoio contínuo e o comprometimento da comunidade internacional em erradicar as práticas acima mencionadas", disse o diplomata russo.
A Rússia e os coautores da resolução de várias partes do mundo têm submetido esta resolução todos os anos por quase 20 anos, desde 2005, e ela sempre recebeu amplo apoio da comunidade internacional. A edição deste ano do documento tem 74 disposições.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: