TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Mundo

Ataque israelense abala Beirute

EUA dizem que reprovam o ataque à capital libanesa mas continuam apoiando Israel e estão enviando um sistema antimísseis e tropas

Fumaça de um ataque israelense sobe dos subúrbios ao sul de Beirute, em meio a ataques israelenses em andamento, em Beirute, Líbano, 5 de outubro de 2024 (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Reuters - Pelo menos um ataque israelense atingiu os subúrbios ao sul de Beirute na manhã de quarta-feira (16), disseram testemunhas da Reuters, horas depois de os EUA dizerem que se opõem ao escopo dos ataques israelenses em Beirute em meio ao crescente número de mortos e temores de uma escalada regional mais ampla.

Testemunhas da Reuters ouviram duas explosões e viram colunas de fumaça emergindo de dois bairros separados. Isso ocorreu depois que Israel emitiu uma ordem de evacuação na quarta-feira, que mencionou apenas um prédio.

Nas últimas semanas, o exército israelense realizou ataques nos subúrbios ao sul de Beirute, um reduto do Hezbollah, sem avisos prévios, ou emitiu um aviso para uma área enquanto atacava de forma mais ampla.

O exército israelense disse que realizou um ataque a um estoque subterrâneo de armas do Hezbollah no subúrbio de Dahiyeh, no sul de Beirute.

As ordens de evacuação militar israelense também estavam afetando mais de um quarto do Líbano, de acordo com a agência de refugiados da ONU, duas semanas após Israel ter iniciado incursões no sul do país, que, segundo ele, visam repelir o Hezbollah.

Alguns países ocidentais têm pressionado por um cessar-fogo entre os dois vizinhos, assim como em Gaza, embora os Estados Unidos digam que continuam apoiando Israel e estão enviando um sistema antimísseis e tropas.

Na terça-feira, o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, disse que os EUA expressaram suas preocupações ao governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sobre os ataques recentes.

"Quando se trata do escopo e da natureza da campanha de bombardeios que vimos em Beirute nas últimas semanas, é algo que deixamos claro ao governo de Israel, com o qual tínhamos preocupações e nos opomos", disse ele aos repórteres, adotando um tom mais duro do que Washington tem adotado até agora.

A última vez que Beirute foi atingida foi em 10 de outubro, quando dois ataques perto do centro da cidade mataram 22 pessoas e derrubaram prédios inteiros em um bairro densamente povoado.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados