TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Avião ucraniano doado pela Otan é abatido pelas forças russas

    O caça F-16 estava em posição para realizar um ataque com mísseis na região, quando foi atingido e derrubado pelas forças russas

    Caça a jato F-16 (Foto: Reprodução)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - Um dos caças F-16 doados à Ucrânia pela OTAN foi abatido enquanto tentava lançar mísseis contra a região de Zaporozhye, controlada em grande parte pela Rússia, informa o RT. A informação foi compartilhada nesta quinta-feira (26) por Vladimir Rogov, co-presidente do Conselho de Coordenação para a Integração das Novas Regiões da Rússia, por meio de um comunicado no Telegram.

    De acordo com Rogov, o caça F-16 estava em posição para realizar um ataque com mísseis na região, quando foi atingido e derrubado pelas forças russas. Este é o mais recente incidente envolvendo os caças F-16, que foram entregues à Ucrânia por vários membros da OTAN em julho deste ano, com o objetivo de desafiar a superioridade aérea russa, embora os jatos nunca tenham sido utilizados em combates aéreos diretos.

    Embora os F-16 tenham sido usados para defender a Ucrânia contra mísseis russos, como ocorreu em agosto, um dos jatos já havia sido perdido, sendo posteriormente confirmado que foi abatido por um sistema de defesa aérea Patriot, também fornecido pela OTAN. Após a perda, uma empresa russa, a Fores, anunciou uma recompensa de 15 milhões de rublos (cerca de 170 mil dólares) para quem conseguir abater o primeiro F-16 ucraniano.

    A região de Zaporozhye, um dos quatro territórios ucranianos que se uniram à Rússia após um referendo em setembro de 2022, é majoritariamente controlada pelas forças russas, com cerca de 70% de seu território sob domínio russo. O local foi um dos principais alvos da contraofensiva de verão da Ucrânia em 2023.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados