Base militar dos EUA na Síria é atacada com foguetes
Washington mantém 15 instalações ilegais em território sírio sem o consentimento do Governo de Damasco ou a aprovação das Nações Unida
Prensa Latina - Um bombardeio de foguetes atingiu nesta quarta-feira (23) um enclave militar ilegal das Forças dos Estados Unidos no nordeste da Síria.
Segundo fontes, uma salva de seis mísseis teve como alvo a base do Pentágono estabelecida nas instalações do campo de gás Koniko, no norte da província de Deir Ezzor, localizada a cerca de 450 quilómetros a nordeste de Damasco.
Fortes explosões foram ouvidas dentro do enclave e confirmaram que um dos projéteis atingiu uma instalação de radar.
Os militares dos EUA responderam ao ataque com bombardeios de artilharia contra as cidades de Huejet Saker e Al-Jafra.
Washington mantém 15 instalações ilegais em território sírio sem o consentimento do Governo de Damasco ou a aprovação das Nações Unidas.
Estas bases foram atacadas com mísseis e drones mais de 150 vezes desde o início da guerra israelense contra a Faixa de Gaza, em outubro de 2023.
As ações foram reivindicadas pela Resistência Islâmica no Iraque, formação aliada do exército sírio na luta contra o terrorismo e que afirma que os seus ataques são uma resposta ao apoio e cumplicidade de Washington no genocídio cometido por Israel em Gaza.
A Síria denunciou repetidamente esta presença, que descreveu como uma ocupação, e denunciou que as ações dos militares dos EUA no território nacional incentivam a atividade terrorista e visam desestabilizar o país e saquear as suas riquezas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: