TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Exército israelense diz que eliminou mais um comandante do Hezbollah na Síria e dois no sul do Líbano

    Caças israelenses atacam depósitos de munição na área de Beirute, segundo militares

    Israel ataca Síria (Foto: Firas Makdesi/REUTERS)

    Reuters - O exército de Israel disse que eliminou um membro do Hezbollah na Síria que retransmitia dados de inteligência contra Israel nas Colinas de Golã, ocupadas por Israel, enquanto a mídia síria relatou nesta quinta-feira (10) que ataques aéreos israelenses atingiram alvos na Síria.

    Israel, que realiza ataques contra alvos ligados ao Irã na Síria há anos, intensificou suas incursões desde as ações do Hamas em 7 de outubro de 2023. 

    Israel intensificou suas ações no Líbano e realizou ataques aéreos no Irã, Iêmen e Síria, na busca por militantes apoiados pelo Irã, o que aumentou os temores de um conflito mais amplo no Oriente Médio, que poderia envolver o Irã e os Estados Unidos.

    Conflitos terrestres entre as forças israelenses e o Hezbollah se espalharam ao longo da fronteira montanhosa do sul do Líbano na quarta-feira, enquanto o Oriente Médio estava em alerta máximo aguardando a resposta de Israel a um ataque de mísseis iranianos na semana passada.

    O presidente dos EUA, Joe Biden, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram na quarta-feira sobre a possível retaliação israelense contra o Irã, em uma ligação telefônica que ambos os lados descreveram como positiva.

    Os dois discutiram os planos de Israel na ligação de 30 minutos, e Biden instou Netanyahu a minimizar os danos aos civis no Líbano, segundo a Casa Branca.

    Israel afirmou que o Irã pagará por seu ataque de mísseis, que causou poucos danos, enquanto Teerã afirmou que qualquer retaliação seria respondida com vasta destruição, aumentando as preocupações com uma luta mais ampla na região produtora de petróleo.

    Biden, na semana passada, fez comentários desencorajando Israel de atacar campos de petróleo iranianos e disse que não apoiaria um ataque israelense a instalações nucleares iranianas.

    Ataques na Síria

    O exército israelense disse nesta quinta-feira que eliminou dois comandantes do Hezbollah no sul do Líbano e que seus caças atacaram depósitos de munição na área de Beirute e outros depósitos e infraestruturas militares no sul do Líbano na quarta-feira.

    As Forças de Defesa de Israel disseram na quarta-feira que eliminaram Adham Jahout, que atuava na área de Quneitra, na Síria.

    O papel de Jahout era retransmitir informações de inteligência ao Hezbollah para facilitar operações contra Israel nas Colinas de Golã.

    Israel capturou as Colinas de Golã na guerra do Oriente Médio de 1967 e anexou a área, um movimento não reconhecido pela maioria dos países.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados