Bernie Sanders alerta EUA para possível golpe de Bolsonaro: 'Não reconheceremos governo ilegítimo'
Senador estadounidense está montando uma resolução para reafirmar posicionamento oficial contrário dos EUA em caso de um eventual golpe no Brasil
247 - O senador estado-unidense Bernie Sanders está preparando uma resolução visando estabelecer, com antecedência, um posicionamento do Senado dos EUA contra uma possível tentativa de golpe de Estado por parte de Jair Bolsonaro (PL) no Brasil. A informação é do jornal Washington Post.
Em julho, Sanders esteve em contato com representantes da sociedade civil brasileira que o convenceram da real possibilidade de um golpe caso o atual chefe do Executivo seja derrotado nas eleições de outubro. Então, o político norte-americano decidiu montar a resolução.
O documento, que ainda está na fase do rascunho, declara que "os EUA imediatamente reconhecerão os resultados da eleição brasileira" e "reavaliarão a parceria com qualquer governo que assumir o poder de forma antidemocrática, incluindo golpes militares", podendo "colocar em risco futuras ajudas por parte dos Estados Unidos."
Em entrevista ao Washington Post, Sanders afirmou: “É absolutamente imperativo que o Senado dos EUA deixe claro por meio de uma resolução que apoiamos a democracia no Brasil”. Tal posicionamento do Senado, segundo o político, deixaria claro que o país "não mais prestará apoio militar" e "não reconhecerá um governo ilegítimo."
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: