HOME > Mundo

Biden começa a aceitar que pode ter que desistir da disputa

O presidente de 81 anos tem enfrentado uma pressão crescente de pesos pesados em seu partido para ceder sua posição no topo da chapa

Presidente dos EUA, Joe Biden (Foto: REUTERS/Tom Brenner)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O presidente dos EUA, Joe Biden, está levando a sério os apelos para se afastar como candidato presidencial democrata e vários oficiais democratas acreditam que sua saída é uma questão de tempo, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto.

"Ele está realmente refletindo sobre isso, eu sei disso com certeza", disse uma das fontes, que pediu anonimato. "Ele está pensando nisso muito seriamente."

Biden, de 81 anos, tem enfrentado uma pressão crescente de pesos pesados em seu partido para ceder sua posição no topo da chapa após um desempenho fraco no debate contra o ex-presidente Donald Trump, o candidato republicano, levantando temores sobre sua idade e capacidade de vencer em novembro.

O presidente reagiu desafiadoramente a esses apelos, argumentando que ganhou milhões de votos nas primárias nos últimos meses e é a escolha dos eleitores democratas. Na quarta-feira, ele afirmou: "Estou totalmente comprometido" com a corrida de 2024.

Outra fonte, um assessor congressista democrata, disse que parecia ser uma questão de "quando, não se" o presidente deixaria a corrida, após relatos de que legisladores, incluindo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, teriam pedido para ele desistir da corrida. "É uma questão de tempo, não de se," disse o assessor.

Biden está se recuperando da COVID-19 em sua casa em Rehoboth Beach, Delaware. Ele não teve eventos públicos na quinta-feira após concluir uma viagem ao estado decisivo de Nevada na quarta-feira.

A campanha de Biden está focada em três dos sete estados decisivos após o debate, um caminho estreito para a vitória, mas rejeitou sugestões de que ele está pronto para se afastar.

"Ele não está hesitando em nada. O presidente tomou sua decisão," disse o vice-gerente de campanha Quentin Fulks em Milwaukee, onde está ocorrendo a convenção republicana. "Joe Biden disse que está concorrendo à presidência dos Estados Unidos. Nossa campanha está avançando."

Outra fonte, um oficial da campanha de Biden, disse o contrário. "Sim, acabou. É só uma questão de tempo."

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados