Biden irá parabenizar Netanyahu por "eliminar" líder do Hamas em Gaza e nega envolvimento
Segundo o governo de Israel, líder do Hamas foi morto em um ataque nesta quinta-feira
247 - O presidente dos EUA, Joe Biden, espera falar com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para parabenizar Israel pela eliminação do líder do Hamas, Yahya Sinwar, disse o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, nesta quinta-feira (17), informou a Sputnik.
"Ele está ansioso pela oportunidade, talvez muito em breve, de falar com o primeiro-ministro Netanyahu para parabenizar as Forças de Defesa de Israel (FDI) e os corajosos soldados e profissionais de segurança israelenses que realizaram a operação para matar Sinwar, mas também para falar sobre o caminho a seguir", disse Sullivan durante uma coletiva de imprensa a caminho da Alemanha.
Ele chamou Sinwar de "obstáculo à paz e ao futuro em Gaza". Agora que esse "obstáculo" foi removido, Biden quer conversar com Netanyahu sobre como garantir o retorno dos reféns e encerrar a guerra, acrescentou Sullivan.
O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que eliminação do líder de Sinwar em Gaza foi realizada exclusivamente por Israel.
"Essa foi uma operação exclusivamente israelense. Temos fornecido a eles inteligência desde o início deste conflito para ajudá-los a localizar, combater e levar à justiça os líderes do Hamas", disse Miller.
Miller acrescentou que a inteligência dos EUA foi bem-sucedida em aumentar a pressão de Israel sobre os líderes do Hamas. "Mas, no que diz respeito a esta operação específica, foi uma operação israelense", enfatizou Miller.
Mais cedo, o presidente Biden mencionou que, desde o ataque de 7 de outubro de 2023, as operações especiais dos EUA e profissionais de inteligência vinham ajudando Israel a localizar e rastrear Sinwar e outros líderes do Hamas em Gaza.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: