Blinken diz que a Otan nunca teve intenções contra a Rússia e nunca terá
Rússia também afirma que não tem interesses geopolíticos nem militares para atacar os membros da aliança
Sputnik - A Otan nunca teve quaisquer intenções contra a Rússia e nunca terá no futuro, disse o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nesta segunda-feira (29).
"A aliança da Otan, uma aliança defensiva sem intenções contra a Rússia — nunca teve, nunca terá," disse Blinken durante uma reunião do Fórum Econômico Mundial na capital saudita de Riade.
Ele também falou sobre o conflito na Ucrânia e expressou a esperança de que Moscou "demonstre uma vontade genuína de negociar consistentemente com os princípios básicos que estão no coração da comunidade internacional e da Carta da ONU: soberania, integridade territorial, independência."
"Se esses forem devidamente afirmados, deveria haver uma resolução," afirmou Blinken.
Na sexta-feira, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, disse que a Rússia nunca ameaçou a Otan e não tinha interesses geopolíticos nem militares para atacar os membros da aliança.
Em fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, disse em uma entrevista com o jornalista americano Tucker Carlson que Moscou não tinha intenção de atacar quaisquer países da Otan. Putin acrescentou que os países da Otan estavam tentando intimidar suas próprias populações com uma ameaça russa imaginária.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: