Brasil anuncia apoio à candidatura do chanceler de Suriname para comandar a OEA
A eleição para o comando da OEA está marcada para o próximo dia 10 de março
247 - O Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou, nesta terça-feira (4), seu apoio à candidatura de Albert Ramdin, chanceler de Suriname, para o cargo de secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). A decisão, que também conta com o respaldo de Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai, foi divulgada em um comunicado oficial, destacando a importância da escolha para o futuro da integração política e econômica do continente americano. As informações são do g1
A eleição para o comando da OEA está marcada para o próximo dia 10 de março. Ramdin disputa a vaga com Rubén Ramírez, chanceler do Paraguai, em um pleito que promete ser decisivo para os rumos da organização fundada em 1948. Sediada em Washington, a OEA tem como um de seus principais objetivos a promoção da integração entre os países das Américas, além de trabalhar para a prevenção de conflitos na região.
Em sua nota, o Itamaraty elogiou as qualificações de Albert Ramdin para o cargo e ressaltou sua ampla experiência diplomática. “Após cuidadosa análise das propostas apresentadas à Organização dos Estados Americanos (OEA) para a sucessão na Secretaria Geral, os governos do Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai anunciamos nosso respaldo à candidatura de Albert Ramdin, ministro de Relações Exteriores do Suriname, para liderar o organismo no período 2025-2030”, afirmou o ministério.
O Itamaraty também destacou a relevância da experiência do ministro Ramdin, especialmente sua atuação anterior como secretário-geral adjunto da OEA, o que lhe confere uma visão aprofundada dos desafios da organização. “O ministro Albert Ramdin, com sua vasta experiência na diplomacia, incluindo seu prévio papel como secretário-geral adjunto da OEA, está em uma posição única para enfrentar os desafios contemporâneos para nossos países, ao oferecer uma nova perspectiva que reflita as realidades e aspirações do Caribe e da América em seu conjunto”, completou o comunicado.
O apoio à candidatura de Ramdin ocorre no contexto de uma política externa do Brasil voltada para o fortalecimento de organismos multilaterais. Sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil tem reafirmado seu compromisso com a integração regional, seja por meio de blocos como o Mercosul ou iniciativas como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com foco em ações conjuntas para a proteção da Amazônia e outros temas de interesse comum.
Em novembro de 2023, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, esteve em Paramaribo, Suriname, para se reunir com Albert Ramdin. Durante o encontro, discutiram ações integradas para a preservação ambiental, especialmente no que diz respeito à proteção da Amazônia, tema de crescente importância nas relações internacionais da região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: