TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Brasil e Angola retomam parceria

      “Angola é prioridade para o Brasil e temos a chance de ampliar os negócios entre os dois países”, diz Jorge Viana presidente da ApexBrasil

      Lula e João Lourenço (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

      247 - O Brasil está de volta à África para estreitar ainda mais os laços com o continente. Depois da visita a Joanesburgo, na África do Sul, onde participou da 15ª Cúpula BRICS, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi a Luanda na última quinta-feira (24) para uma visita oficial de dois dias com agenda intensa a fim de retomar a relação com Angola. 

      “Um país irmão, com quem compartilhamos a mesma língua, muita história e laços de sangue e cultura em comum”, disse Lula. “Temos um potencial enorme em nossas relações, que tinham sido negligenciadas nos últimos anos”. Lula participou de reuniões com o presidente João Lourenço, visitou a Assembleia Nacional, assinou acordos de cooperação e ainda participou de seminário com 400 empresários angolanos e brasileiros.

      O Fórum Econômico Angola-Brasil reuniu executivos brasileiros dos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, aviação e máquinas agrícolas e mais de 300 empresários angolanos. O evento tratou dos desafios e oportunidades de negócios nas áreas de segurança alimentar e agricultura, transição energética, infraestrutura, mineração, saúde, educação e desenvolvimento humano. 

      “A volta do Brasil para o continente africano, especialmente para Angola, é algo que mexe com o sentimento e a alma brasileira. África e Brasil são complementares. O oceano não nos divide, mas nos une”, disse o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, na abertura do evento. “Temos uma oportunidade de reconstruir nossas relações diplomáticas, políticas e econômicas. Isso é estratégico para os nossos povos. Vamos prosperar juntos”.

      Segundo Viana, a parceria entre Angola e Brasil tem tudo para ganhar um novo ritmo. “A reaproximação entre nossos povos, governos e negócios tem tudo para dar certo. Lamentavelmente, o Brasil nos últimos anos havia abandonado a diplomacia presidencial, mas isso mudou. O presidente Lula vem aqui defendendo os interesses do nosso país, mas também de Angola, país-irmão, para que as coisas aconteçam”, disse.

      A visita de Lula a Angola é reflexo da elevada prioridade que o governo brasileiro atribui à relação com o continente africano de forma geral, e com Angola em particular. O Brasil exporta automóveis, calçados, carnes de aves, açúcar, melaço, trigo e centeio não moídos para Angola. E importa petróleo e derivados, que têm como destino a Bahia. “Temos a chance de ampliar os negócios entre os dois países, porque o mundo está mudando e estamos diante de uma nova geopolítica com a ampliação dos BRICS e a elevação do Sul Global”, comentou Viana.

      Angola tem 35,6 milhões de habitantes e um PIB de US$ 125,7 bilhões. Mas o Brasil é o quinto maior fornecedor de produtos aos angolanos, com participação de 4,7% no mercado, de acordo com dados de 2021 divulgados pela ApexBrasil. 

      O Fórum Econômico Angola-Brasil reúne executivos brasileiros dos setores de alimentos, produtos farmacêuticos, aviação e máquinas agrícolas. O evento trata dos desafios e oportunidades de negócios nas áreas de segurança alimentar e agricultura, transição energética, infraestrutura, mineração, saúde, educação e desenvolvimento humano.

      Angola já é importante mercado para as exportações brasileiras de proteína animal (carne bovina congelada, suína e de aves). E integra um grupo importante de países da África e do Oriente Médio, como Egito, África do Sul e Arábia Saudita, que impuseram barreiras às importações de produtos agrícolas como medida de fomento à economia nacional. A oferta de cooperação técnica na área agrícola e a promoção de investimentos brasileiros atende a pedidos do governo angolano.

      Uma das prioridades na pauta de cooperação bilateral entre Brasil e Angola é o setor de saúde, que conta com três projetos em execução:  criação de Banco de Leite Humano, inaugurado em Luanda, em 2019;  implementação de medidas para prevenção e controle do câncer; e aquelas voltadas à atenção integral a pessoas com doença falciforme. 

      Além disso, estão em negociação novos projetos, que versam sobre diagnóstico de hanseníase, formação médica em cardiologia e combate a HIV/AIDS e tuberculose. Em abril de 2023, durante reunião da Comissão Mista bilateral, foi assinado memorando de entendimento entre os ministérios da Saúde dos dois países.

      Atualmente, Brasil e Angola mantêm sete projetos de cooperação ativos e Lula e Lourenço assinaram outros dez acordos nas áreas de saúde e educação, meio ambiente, geoprocessamento, geologia, saúde, energia, urbanização e segurança pública.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: