HOME > Mundo

Brasil e China apresentam proposta de acordo entre Rússia e Ucrânia nesta sexta

Reunião tem como objetivo "recriar" condições para solução pacífica que leve em conta as duas partes

Presidente Lula discursa na abertura da 79a Assembleia Geral da ONU (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Representantes dos governos do Brasil e da China apresentam nesta sexta-feira (27) uma proposta de acordo de paz entre Rússia e Ucrânia a um grupo de 15 países e observadores internacionais, informou o Palácio do Planalto. O representante do Brasil será o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim.

Segundo a Presidência da República, a reunião desta sexta-feira deverá ter representantes de países como África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos e Turquia. Um integrante do Palácio do Planalto disse ao G1 que o objetivo do encontro é "recriar" condições para solução pacífica que leve em conta as duas partes.

Lula tem tentado posicionar o Brasil como um mediador do conflito entre Rússia e Ucrânia desde o início de seu terceiro mandato. Ele defendeu a criação de um “clube da paz” formado por países que dialogam com as duas partes para mediar o conflito. Desde 2023, o presidente brasileiro já conversou com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, mas sem chegar a um acordo.

Zelensky criticou a postura dos governos de Brasil e China sobre a guerra e duvidou do “real interesse” dos países. Em resposta, Lula afirmou que entende o posicionamento do ucraniano, mas afirmou que somente a paz vai fazer com que o país sobreviva.

“Tem uma tese que é importante: começar a conversar. Eu vou dizer mais: ele, se fosse esperto ,diria que a solução é diplomática, não militar. Isso depende da capacidade de sentar e conversar, ouvir o contrário e tentar chegar a um acordo para que o povo ucraniano tenha sossego na vida, é isso”, disse.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados