TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Brasil é o único país a apoiar veto contra a OMS sugerido pelos EUA na ONU

    Em uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre “o fortalecimento nacional e internacional da resposta ao impacto da pandemia sobre mulheres e meninas” a comitiva brasileira foi a única, ao lado da dos EUA, a apoiar um veto sobre um trecho que enfatiza o papel central da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia da Covid-19

    Plenária da Assembleia Geral da ONU (Foto: ONU)
    Leonardo Sobreira avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A comitiva brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) foi a única, ao lado da dos Estados Unidos, a apoiar um veto em um resolução da Assembleia Geral sobre o papel central da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate à pandemia. A resolução diz respeito ao “fortalecimento nacional e internacional da resposta ao impacto da pandemia sobre mulheres e meninas” e o trecho vetado reconhecia “o mandato constitucional da Organização Mundial da Saúde de agir como autoridade de direção e coordenação do trabalho internacional no domínio da saúde, e reconhecendo o seu papel-chave de liderança no âmbito da resposta mais vasta das Nações Unidas”. 

    Como reportado na coluna de Jamil Chade, no Uol, 161 países votaram contra a emenda dos EUA, e apenas 5 se abstiveram. Nem mesmo aliados próximos dos EUA, como Hungria, Israel, Polônia e Japão votaram a favor. 

    Sob o pretexto de reformar a OMS, o governo estadunidense já se aliou ao brasileiro no passado com o objetivo de enfraquecer países como a China e o papel da organização como um todo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: