TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Brasil e Portugal celebram 200 anos de amizade com 20 acordos assinados em cúpula

      Entre os acordos firmados, destacam-se a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa

      (Foto: Aquiles Lins)
      Laís Gouveia avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - A 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, realizada nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, para fortalecer a parceria histórica entre os dois países. Durante o evento, foram assinados 20 acordos que ampliam a cooperação em áreas como defesa, segurança, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura. O Planalto destacou que o encontro marca o início das celebrações dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, comemorados em 2025.

      "Esta 14ª Cimeira inaugura uma temporada intensa para a política externa brasileira neste ano. Receber o primeiro-ministro Luís Montenegro é a melhor forma de celebrarmos os 200 anos de parceria e da 'mais perfeita amizade' que completamos em 2025", declarou Lula.

      Entre os acordos firmados, destacam-se a instalação de um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) em Lisboa, a compra de 12 aeronaves Super Tucano pela Força Aérea Portuguesa e a parceria entre a OGMA (Indústria Aeronáutica de Portugal) e a Embraer para a adaptação da aeronave aos padrões da OTAN. Também foi anunciada a abertura de um escritório de cooperação do Ministério das Relações Exteriores brasileiro na capital portuguesa.

      O primeiro-ministro Luís Montenegro ressaltou a relevância da cooperação entre os dois países, especialmente no que diz respeito às comunidades brasileira e portuguesa. "Como primeiro-ministro de Portugal, quero assegurar aos brasileiros, ao presidente da República, aos membros do Governo do Brasil, que nós, em Portugal, temos uma relação de perfeita articulação com os brasileiros que escolheram viver em Portugal. São, efetivamente, a maior comunidade de imigrantes que temos no nosso país e, por isso mesmo, aquela que está mais bem integrada, porque senão não era tão grande", afirmou.

      A intensificação do comércio bilateral também foi um dos temas centrais da cimeira. Segundo Montenegro, "as trocas comerciais entre os dois países estão em um nível cada vez mais elevado e diversificado", abrangendo setores tradicionais e avançando para áreas estratégicas como defesa, tecnologia, inteligência artificial e agroindústria.

      Outro ponto de convergência entre Brasil e Portugal é o Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia. O premiê português reafirmou o apoio de seu país à iniciativa: "É um acordo que abre as portas à criação de uma relação comercial regulada, reciprocamente justa, entre dois espaços que unem mais de 700 milhões de pessoas e uma fatia muito significativa do PIB mundial". Lula também defendeu o avanço das negociações, enfatizando os benefícios econômicos e ambientais da parceria. "Não há dúvidas de que o Acordo trará benefícios para os dois blocos. Ele significará acesso a bens e serviços mais baratos, aumento dos investimentos e cooperação renovada para proteger o meio ambiente, sem prejuízo da política de neoindustrialização brasileira", pontuou.

      Na cimeira anterior, realizada em abril de 2023, Brasil e Portugal haviam firmado 13 acordos em áreas como educação, saúde, turismo e energia. Com a ampliação da cooperação nesta nova edição, os dois países reforçam o compromisso de aprofundar sua parceria estratégica, impulsionando investimentos e fortalecendo os laços históricos e culturais que os unem.

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados