TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Brasil fica de fora de iniciativa internacional contra pandemia

    Mais de 25 líderes de algumas das maiores economias do mundo se unem para lançar a ideia de um tratado internacional que possa permitir uma cooperação real entre governos para lidar com futuras pandemias. O Brasil, porém, não faz parte da iniciativa

    Sede da OMS (Foto: Reuters)
    José Reinaldo avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O Brasil está fora de uma iniciativa internacional de acordo geral entre governos para lidar com futuras pandemias, em cooperação com organismos internacionais. Lançada nesta terça-feira, a nova iniciativa conta com Alemanha, França, Itália e Reino Unido, além da União Europeia. O projeto também conta com representantes como o presidente do Chile, Sebastian Piñera, o governo da Costa Rica, além da Coreia do Sul, Indonésia e África do Sul.

    Segundo o jornalista Jamil Chade, o Itamaraty sequer tem hoje uma representante definitiva junto aos organismos internacionais, diante do caos político vivido pelo país.

    "Ao longo dos últimos meses, o Itamaraty hesitou em participar das iniciativas globais para lidar com a crise. Também se ausentou de reuniões ministeriais e fez questão de atacar qualquer projeto que desse maiores poderes para a OMS. O governo apenas aderiu ao mecanismos de vacinas depois de forte pressão, inclusive do Senado. Mas optou por comprar o menor número de doses possível", destaca o jornalista.

    O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio da OMS - Organização Mundial de Saúde, é alcançar um novo tratado internacional de preparação e resposta a pandemias, informa Jamil Chade.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: