HOME > Mundo

Brasil 'não vai fechar os olhos' para a Rota da Seda e quer discutir "parceria estratégica de longo prazo com a China", diz Lula

"Nós queremos ser uma economia mais forte do que jamais fomos, e precisamos procurar parceiros", disse o presidente

Lula e Xi Jinping em Pequim - 14/04/2023 (Foto: Ricardo Stuckert/Distribuição via REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em fala na cerimônia de abertura do Fórum Um Projeto de Brasil, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e CartaCapital, o presidente Lula (PT) afirmou que o Brasil 'não fechará os olhos' para a proposta da China de inserir o Brasil na Rota da Seda. Até o momento, Brasil, Colômbia e Paraguai são os únicos países da América do Sul que ainda não aderiram à iniciativa, lançada em 2013, que configura um ambicioso projeto de infraestrutura liderado pelo governo chinês.

Lula afirmou que seu governo busca firmar uma "parceria estratégica de longo prazo com a China". "Os chineses querem discutir conosco a Rota da Seda e nós vamos discutir. Nós não vamos fechar os olhos não. Nós vamos dizer: ‘o que tem para nós? O que eu tenho com isso? O que eu ganho?’. Essa é a discussão. Por isso, o Brasil precisa estar preparado porque depois do G20 eu tenho uma bilateral aqui em Brasília com a China. É uma reunião em que a gente vai comemorar os 50 anos de relações diplomáticas, mas é uma reunião em que a gente vai discutir uma parceria estratégica com a China de longo prazo. Nós queremos ser uma economia mais forte do que jamais fomos, e precisamos procurar parceiros".

O presidente salientou, por outro lado, que o fato de estar em tratativas com o governo chinês não deverá alterar em nada das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos. "Não pensem que quando eu falo da China eu quero brigar com os Estados Unidos. Pelo contrário. Eu quero os Estados Unidos do nosso lado tanto quanto eu quero a China. Eu quero saber aonde é que nós entramos, com quem nós vamos dançar. O Brasil precisa se respeitar e a gente só vai se respeitar se a gente tiver projeto.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados