Brasil tem interesse em usar moedas nacionais para comércio entre o Brics, diz Mauro Vieira
"O Brasil se posiciona a favor de disponibilizar essa nova modalidade aos agentes econômicos dos países do grupo", disse o chanceler brasileiro
247 - O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou em entrevista que o país está interessado em promover o uso de moedas nacionais nas transações comerciais entre os países integrantes do BRICS.
“A possibilidade de utilização de moedas locais no comércio entre os países do BRICS é um tema de grande interesse do presidente Lula da Silva, e o Brasil se posiciona a favor de disponibilizar essa nova modalidade aos agentes econômicos dos países do grupo”, disse Vieira à agência Sputnik.
Ele ressaltou que a implementação de um projeto dessa magnitude requer tempo e pesquisa para ser desenvolvido adequadamente. “As discussões técnicas vão nos mostrar o caminho, mas o Brasil já tem alguma experiência positiva nessa área, o que mostra que essa alternativa ao pagamento de operações de comércio exterior é possível”, ressaltou.
Ainda segundo a reportagem, o chanceler também mencionou a importância de realizar reuniões na plataforma Amigos da Paz para incluir novos participantes. Segundo ele, durante uma reunião em Nova York, foi anunciado que vários países do Sul Global demonstraram interesse em aderir à iniciativa, com pelo menos 12 países já se juntando à proposta. “Leva tempo para novos membros da associação aderirem e uma reunião de plataforma ser organizada”, enfatizou.
Além disso, o Brasil está preparado para apresentar sua proposta sobre a plataforma Amigos da Paz relacionada à situação na Ucrânia durante encontros bilaterais no âmbito do BRICS. “Estamos prontos para apresentar o esboço geral da proposta a qualquer um que nos procure para reuniões bilaterais”, concluiu Mauro Vieira.
A cúpula do BRICS, que teve início nesta terça-feira(22), em Kazan, na Rússia, é um dos maiores eventos de política externa já realizados no país e reunirá 36 nações, incluindo 22 chefes de Estado e seis organizações internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: