TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Brics deve avançar com novo sistema de pagamentos, diz vice-ministro russo

    “Há um longo caminho entre a transição gradual para pagamentos em moedas nacionais e a criação de uma moeda única”, disse Ryabkov

    FILE PHOTO: Russian Deputy Foreign Minister Sergei Ryabkov speaks during a news conference in Moscow, Russia February 7, 2019. REUTERS/Maxim Shemetov (Foto: MAXIM SHEMETOV)

    247 – Em entrevista ao jornal sérvio Politika, publicada no site do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e reportada pela Tass, o vice-ministro russo Sergey Ryabkov afirmou que são esperados "desenvolvimentos significativos" nos mecanismos de pagamento entre os países do BRICS após a cúpula em Kazan. “Acredito que todos verão importantes avanços nessa área na conclusão da cúpula em Kazan. Como dizem nossos amigos chineses, ‘uma jornada de mil milhas começa com um único pequeno passo’. Acho que daremos um primeiro passo, que não será tão pequeno”, declarou Ryabkov.

    No entanto, o diplomata russo alertou que não se deve esperar um "salto gigantesco" neste estágio. Ele ressaltou que o processo de evolução dos mecanismos de pagamento entre os membros do BRICS será gradual, uma vez que o bloco opera com base no consenso. “Há um longo caminho entre a transição gradual para pagamentos em moedas nacionais e a criação de uma moeda única”, explicou o vice-ministro.

    Os países do BRICS vêm debatendo alternativas para reduzir a dependência do dólar em transações comerciais internacionais, e essa discussão tem ganhado força, especialmente em meio às tensões geopolíticas recentes. A cúpula de Kazan é vista como um marco para esse avanço, mesmo que os progressos ocorram de maneira cautelosa e ao longo do tempo.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados