Cazaquistão: tentativa de golpe frustrada, ordem restaurada, diz presidente
Tokayev descreveu os protestos sem precedentes como uma “tentativa de golpe” e agradeceu à aliança militar CSTO liderada pela Rússia
247 - O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, disse nesta segunda-feira (10) que a ordem no país foi restaurada após uma tentativa de golpe fracassada.
“A ordem foi totalmente restaurada no Cazaquistão. As ameaças à segurança do país foram repelidas”, disse Tokayev durante um conferência de vídeo com líderes da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (CSTO), incluindo o presidente russo Vladimir Putin.
Tokayev descreveu os protestos sem precedentes como uma “tentativa de golpe” e agradeceu à aliança militar CSTO liderada pela Rússia por enviar um contingente de manutenção da paz de 2,030 homens ao país.
A antiga república soviética foi tomada por protestos desde o dia 2 de janeiro. Os manifestantes denunciam a alta no preço dos combustíveis. Confrontos com a polícia foram registrados nas ruas das principais cidades cazaques, incluindo a maior delas, Almaty, e a capital Nur-Sultan.
Putin disse que as tropas serão completamente retiradas do Cazaquistão assim que cumprirem sua missão. “Quero destacar que (será) por um período limitado de tempo, o que o presidente do Cazaquistão julgar apropriado”, acrescentou Putin. (Com informações da Prensa Latina).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: