TV 247 logo
    HOME > Mundo

    CDC chinês desmente rumores de vírus desconhecido; controle de infecções segue estável

    Pesquisadora destacou que o metapneumovírus humano (HMPV) não é um patógeno novo, estando presente entre humanos há décadas. País mantém cooperação com OMS

    Bandeira chinesa (Foto: REUTERS/Florence Lo)
    Guilherme Paladino avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O governo chinês descartou a presença de novas doenças infecciosas no país e assegurou que os casos atuais de infecções respiratórias são causados por patógenos conhecidos, conforme afirmado por especialistas do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças (China CDC). A principal causa de infecções respiratórias agudas é a gripe, de acordo com Wang Liping, pesquisadora do China CDC, em coletiva da Comissão Nacional de Saúde (CNS).

    Dados recentes indicam que a intensidade da gripe permanece moderada na maioria das províncias chinesas. Com a aproximação das férias de inverno nas escolas de ensino fundamental e médio, espera-se uma redução nos casos de gripe entre meados e o final de janeiro. Wang destacou, segundo a agência de notícias Xinhua, que o metapneumovírus humano (HMPV) não é um patógeno novo, estando presente entre humanos há décadas, e que o aumento dos casos relatados decorre de avanços nos métodos de detecção.

    Apesar do aumento nas visitas a clínicas de febre e departamentos de emergência, os números estão abaixo dos registrados no mesmo período do ano passado. Não houve falta significativa de recursos médicos, segundo Gao Xinqiang, da CNS. Desde outubro de 2024, a CNS tem implementado planos de monitoramento e mobilizado recursos para manter os serviços médicos estáveis e organizados.

    As análises mostraram que a cepa dominante da gripe é o subtipo H1N1, e a vacina contra a gripe deste ano tem se mostrado eficaz contra essa variante. Os vírus da gripe em circulação também são sensíveis aos medicamentos antivirais, garantindo a eficácia dos tratamentos. Wang recomendou a vacinação anual contra a gripe para todas as pessoas com mais de seis meses de idade, desde que não haja contraindicações.

    Em resposta a preocupações internacionais sobre um suposto "vírus desconhecido" na China, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Guo Jiakun, negou tais rumores, esclarecendo que o HMPV é um vírus comum que causa infecções respiratórias superiores e não apresenta riscos graves à saúde pública. Ele destacou que caracterizar o HMPV como "desconhecido" é cientificamente incorreto e gera medo desnecessário.

    Guo reiterou o compromisso do governo chinês com a saúde de sua população e de estrangeiros residentes no país. Ele ressaltou que a China mantém cooperação constante com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e compartilha informações atualizadas sobre doenças respiratórias, além de orientar a população sobre medidas preventivas baseadas em evidências científicas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados