Chanceler chinês propõe princípios para cooperação internacional com África
"É imperativo atentar-se às vozes da África e respeitar a aspiração do povo africano de explorar seus próprios caminhos de desenvolvimento", disse Wang Yi
(Xinhua) - O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, propôs três princípios para a comunidade internacional ao cooperar com a África.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, apresentou as propostas na quinta-feira, quando se reuniu com a imprensa junto com a ministra das Relações Exteriores do Senegal, Yacine Fall, e o ministro das Relações Exteriores da República do Congo, Jean-Claude Gakosso, durante a Cúpula 2024 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
Ele disse que a China espera que todos os países envolvidos na cooperação com a África defendam a justiça.
"Alcançar a modernização não é um privilégio exclusivo de alguns países, e as nações africanas também têm o direito ao desenvolvimento", afirmou Wang. "É imperativo estar atento às vozes da África e respeitar a aspiração do povo africano de explorar seus próprios caminhos de desenvolvimento", disse ele.
Ele acrescentou que a cooperação internacional com a África deve ser pragmática, conclamando todos os países parceiros a cumprirem o que dizem e oferecerem benefícios tangíveis ao povo africano.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: