Chefe da AIEA diz estar preocupado com possíveis ataques a instalações nucleares do Irã
Israel ameaçou construir uma coalizão regional para confrontar o Irã
(Sputnik) - O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, expressou sua preocupação sobre o conflito entre Israel e Irã potencialmente incluir ataques a alvos em locais nucleares iranianos.
"Estamos sempre preocupados", disse Grossi na segunda-feira. "O que posso dizer é que nossos inspetores no Irã foram informados pelo governo iraniano que, até a data de ontem, todas as instalações nucleares que estamos inspecionando permanecem fechadas por considerações de segurança."
No entanto, Grossi afirmou que as instalações nucleares seriam reabertas hoje.
Grossi fez o comentário durante um encontro com a mídia após discussões sobre a Usina Nuclear de Zaporizhzhia (ZNPP) no Conselho de Segurança da ONU.
Na noite de sábado, o Irã lançou mais de 300 drones e mísseis contra Israel em retaliação ao ataque deste último ao consulado do Irã na Síria e à morte de vários comandantes.
Israel afirmou que suas forças armadas interceptaram 99% dos drones e mísseis disparados pelo Irã.
O membro do gabinete de guerra de Israel Benny Gantz disse no domingo que Israel construiria uma coalizão regional para confrontar o Irã e retaliaria à maneira e no momento de sua escolha.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: