Chefe de manutenção da paz da ONU viaja para o Líbano
Segundo dados da ONU, a força de paz foi atacada 40 vezes desde 30 de setembro
Prensa Latina - O secretário-geral de Operações de Paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix, chega nesta terça-feira (12), ao Líbano para ratificar o apoio às forças da ONU presentes no país e a necessidade de um cessar-fogo.
Na sua visita de três dias, o alto funcionário procurará levantar a reivindicação das Nações Unidas em defesa da sua Força Provisória implantada ao longo da Linha Azul, conhecida como UNIFIL e ameaçada pela ofensiva israelense.
De acordo com a agenda planejada, Lacroix espera reunir-se com o Primeiro Ministro interino do Líbano, Najib Mikati, com o Presidente do Parlamento, Nabih Berri, o Ministro das Relações Exteriores, Abdullah Bou Habib, bem como o Ministro da Defesa, Maurice Sleem, e o chefe das Forças Armadas, General Joseph Aoun.
O chefe das Operações de Paz da ONU regressa ao país do Oriente Médio pela segunda vez desde que eclodiram as hostilidades em território libanês em setembro passado.
Desde então, a ONU tem exigido que Israel respeite as suas tropas presentes no país vizinho, ameaçadas pelas Forças de Defesa de Tel Aviv, causando danos contínuos aos seus edifícios, bem como soldados feridos entre os seus membros.
Segundo dados da agência, a UNIFIL foi atacada 40 vezes desde 30 de setembro, oito delas confirmadas pelo lado israelense.
Na sexta-feira passada, a força de manutenção da paz denunciou mais um ataque a uma das suas posições, afirmando que a “destruição deliberada e direta” das suas propriedades pelo exército israelita constitui uma “violação flagrante” do direito internacional.
Nessa ocasião, o exército israelita utilizou duas escavadoras e um bulldozer para destruir parte de uma cerca e uma estrutura de betão numa posição das forças da ONU em Naqoura, confirmou a UNIFIL nas suas redes sociais.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: