HOME > Mundo

China avança com capacidade de energia renovável duas vezes maior que o resto do mundo

Capacidade total de energia solar e eólica desenvolvida na China é quase o dobro da soma de todos os outros países juntos

Esta foto tirada em 20 de dezembro de 2023 mostra um projeto de energia fotovoltaica na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China. (Foto: Xinhua/Zhang Cheng)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

(Sputnik) - A China está prestes a construir quase o dobro da capacidade de energia renovável do que o resto do mundo combinado, disse a organização não governamental Global Energy Monitor (GEM) nesta quinta-feira (11).

"A China está consolidando sua posição como líder global no desenvolvimento de energias renováveis, com 180 GW de energia solar em escala de utilidade e 159 GW de energia eólica já em construção. O total dessas duas fontes é quase o dobro do que o resto do mundo combinado, e suficiente para alimentar toda a Coreia do Sul", disse a GEM em um relatório.

Em comparação, os Estados Unidos têm 40 gigawatts de capacidade de energia solar e eólica em escala de utilidade em construção. "A China acrescentou quase o dobro da capacidade de energia solar e eólica em escala de utilidade em 2023 em comparação a qualquer outro ano. No primeiro trimestre de 2024, a capacidade total de energia solar e eólica em escala de utilidade da China atingiu 758 GW, embora dados do Conselho de Eletricidade da China indiquem que a capacidade total, incluindo solar distribuída, seja de 1.120 GW", destacou a ONG.

Em março, o presidente chinês Xi Jinping destacou a importância de aumentar os esforços para facilitar o desenvolvimento de alta qualidade da energia verde na China.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados