China avança com capacidade de energia renovável duas vezes maior que o resto do mundo
Capacidade total de energia solar e eólica desenvolvida na China é quase o dobro da soma de todos os outros países juntos
(Sputnik) - A China está prestes a construir quase o dobro da capacidade de energia renovável do que o resto do mundo combinado, disse a organização não governamental Global Energy Monitor (GEM) nesta quinta-feira (11).
"A China está consolidando sua posição como líder global no desenvolvimento de energias renováveis, com 180 GW de energia solar em escala de utilidade e 159 GW de energia eólica já em construção. O total dessas duas fontes é quase o dobro do que o resto do mundo combinado, e suficiente para alimentar toda a Coreia do Sul", disse a GEM em um relatório.
Em comparação, os Estados Unidos têm 40 gigawatts de capacidade de energia solar e eólica em escala de utilidade em construção. "A China acrescentou quase o dobro da capacidade de energia solar e eólica em escala de utilidade em 2023 em comparação a qualquer outro ano. No primeiro trimestre de 2024, a capacidade total de energia solar e eólica em escala de utilidade da China atingiu 758 GW, embora dados do Conselho de Eletricidade da China indiquem que a capacidade total, incluindo solar distribuída, seja de 1.120 GW", destacou a ONG.
Em março, o presidente chinês Xi Jinping destacou a importância de aumentar os esforços para facilitar o desenvolvimento de alta qualidade da energia verde na China.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: