China avança no setor nuclear com início de operação do primeiro reator Hualong One
Reator é capaz de gerar cerca de 10 bilhões de quilowatts-hora por ano, o suficiente para atender a demanda anual de energia de 1 milhão de pessoas
247 - A China avançou no setor de energia nuclear no primeiro dia de 2025, com o início da operação comercial do primeiro reator Hualong One, tecnologia de terceira geração desenvolvida pelo país. O reator, localizado na planta de Zhangzhou, na província de Fujian, já começou a fornecer energia à rede nacional.
Segundo o portal South China Morning Post, essa é a primeira instalação desse tipo a operar em larga escala, e outros quatro reatores estão em construção no local, que promete ser a maior instalação nuclear do país com essa tecnologia avançada. Cada reator terá capacidade superior a 1 milhão de quilowatts.
Desenvolvido pela estatal China National Nuclear Corporation, o Hualong One é capaz de gerar cerca de 10 bilhões de quilowatts-hora por ano, o suficiente para atender a demanda anual de energia de 1 milhão de pessoas. Além disso, cada reator pode reduzir o consumo de carvão em 3,12 milhões de toneladas anuais, economizando 8,16 milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: