TV 247 logo
    HOME > Mundo

    China impõe sanções a dez empresas de defesa dos EUA em retaliação à venda de armas para Taiwan

    No dia 27 de dezembro, outras sete empresas militares dos EUA foram alvo de medidas semelhantes por parte do governo chinês

    Tanques militares de Taiwan (Foto: Reuters)
    Paulo Emilio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A China sancionou, nesta quinta-feira (2), dez empresas de defesa dos Estados Unidos, em resposta à venda de armas para Taiwan, marcando a segunda rodada de medidas contra companhias norte-americanas em menos de uma semana. 

    Segundo a Sputnik, o Ministério do Comércio chinês anunciou que várias subsidiárias da Lockheed Martin, General Dynamics e Raytheon foram adicionadas à "Lista de Entidades Não Confiáveis" de Pequim. Essas empresas são acusadas de participarem ativamente do comércio de armamentos com Taiwan, que, segundo a China, fere sua soberania.

    Entre as empresas sancionadas, a General Dynamics, Lockheed Martin Corporation e Boeing Defence, Space & Security estão na mira de Pequim, que justificou as sanções alegando a necessidade de proteger a segurança nacional e cumprir com compromissos internacionais, como o princípio de não proliferação de armas. A China considera Taiwan uma parte inalienável de seu território e, portanto, condena qualquer ação que envolva vendas de armamentos à ilha.

    Esta ação segue as sanções anunciadas pela China no dia 27 de dezembro, quando outras sete empresas militares dos EUA foram penalizadas, incluindo a subsidiária da Boeing, Insitu. A última venda de armamentos para Taiwan envolvendo a Insitu foi de US$ 571,3 milhões (aproximadamente R$ 3,5 bilhões).

    Pequim tem declarado que tais acordos violam sua soberania e integridade territorial, interferindo em seus assuntos internos. A medida reforça a crescente tensão entre os dois países, especialmente no contexto do comércio de armas com Taiwan, que continua a ser uma questão sensível para a China.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados