China diz que EUA devem ouvir vozes racionais sobre adiamento da proibição ao Tik Tok
Chancelaria chinesa defende “ambiente de negócios justo”
Global Times - Em resposta a uma pergunta sobre a assinatura de uma ordem executiva pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para adiar a proibição do TikTok em 75 dias, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, disse que o TikTok opera nos EUA há muitos anos e é muito popular entre os usuários americanos. Ele desempenhou um papel positivo na promoção do emprego doméstico e no aumento do consumo nos EUA.
"Esperamos que os EUA ouçam seriamente as vozes racionais e forneçam um ambiente de negócios aberto, justo, equitativo e não discriminatório para entidades de mercado de todos os países que operam nos EUA", disse Guo.
Quanto às operações e aquisições comerciais, elas devem ser decididas de forma independente com base nos princípios de mercado. Se empresas chinesas estiverem envolvidas, tais ações devem estar em conformidade com as leis e regulamentações chinesas, observou Guo.
Trump assinou na segunda-feira (20) uma ordem executiva para adiar a proibição do TikTok em 75 dias "para permitir que minha Administração tenha a oportunidade de determinar o curso de ação apropriado com relação ao TikTok", informou a Agência de Notícias Xinhua. O TikTok começou a restaurar seus serviços no domingo (horário dos EUA) após cerca de 14 horas de paralisação.
De acordo com uma atualização ao vivo da ABC News, Trump sinalizou na Casa Branca que acha que os EUA deveriam possuir "metade" do aplicativo de mídia social. Ele disse que para continuar operando nos EUA, o TikTok precisaria abrir mão de 50% de seus lucros para os EUA. O presidente não detalhou como esse acordo funcionaria, mas disse que seria uma "joint venture", disse a reportagem.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: