China fortalecerá ainda mais cooperação estratégica em energia com Rússia, diz vice-premiê
Decisão dos presidentes Xi e Putin transformou a cooperação energética entre a China e a Rússia em uma parceria abrangente
Xinhua - O vice-primeiro-ministro chinês Ding Xuexiang, que está de visita na Rússia, participou na terça-feira na cerimónia de abertura do 6º Fórum de Negócios de Energia China-Rússia em Moscou, comprometendo-se a promover ainda mais a cooperação estratégica no campo de energia entre os dois países.
Ele leu uma carta de congratulações do presidente chinês, Xi Jinping, e proferiu um discurso na cerimônia.
Ding, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), observou que a carta do presidente Xi demonstra a grande importância que ele atribui ao fórum.
No âmbito da orientação estratégica do presidente Xi e do presidente Vladimir Putin, a cooperação energética entre a China e a Rússia se transformou em uma parceria abrangente, ampla, profunda e de alto nível, disse Ding.
De acordo com ele, em maio, os dois chefes de Estado mantiveram conversas em Beijing e publicaram uma declaração conjunta sobre a consolidação de cooperação estratégica em energia China-Rússia e a conquista de um desenvolvimento de alto nível para garantir a segurança econômica e energética de ambos os países, acrescentou ele.
Ambos os lados devem implementar o consenso importante alcançado pelos líderes e construir uma parceria de cooperação energética mais estreita para beneficiar melhor os dois países e seus povos, acrescentou.
Em seu discurso, Ding apresentou três propostas sobre o aprofundamento da cooperação energética China-Rússia.
Primeiro, os dois lados devem avançar na cooperação de comércio e investimento em energia, promover conjuntamente a implementação de grandes projetos de energia, aprofundar a cooperação em áreas emergentes, como energia renovável, energia de hidrogênio e mercados de carbono, e cultivar mais motores de crescimento para a cooperação.
Segundo, os dois países devem expandir pragmaticamente a cooperação mutuamente benéfica na cadeia da indústria de energia, fortalecer a cooperação integrada dos setores a montante, a meio e a jusante da indústria de energia e elevar o nível de colaboração entre a indústria, a academia e as instituições de pesquisa do setor de energia.
Terceiro, a China e a Rússia devem intensificar a coordenação em plataformas multilaterais para promover o estabelecimento de um sistema de governança global de energia justo, equitativo e equilibrado.
Ding ressaltou que a terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do PCCh foi convocada com sucesso e fez arranjos sistemáticos para um maior aprofundamento integral da reforma em busca da modernização chinesa.
A China se abrirá cada vez mais para o mundo exterior e oferecerá mais oportunidades de desenvolvimento para o mundo por meio de seu desenvolvimento de alta qualidade, enfatizou Ding.
Ele deu boas-vindas às empresas russas para participar ativamente do impulso de modernização da China e para alcançar um melhor desenvolvimento por meio de oportunidades compartilhadas.
Igor Sechin, secretário executivo da comissão presidencial russa para o desenvolvimento estratégico do setor de combustível e energia e segurança ambiental e chefe da empresa petrolífera russa Rosneft, discursou na cerimônia de abertura e leu uma carta de congratulações do presidente Putin. O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak também proferiu um discurso.
O tema do fórum deste ano é "Aprofundar a Cooperação em Energia China-Rússia, Promover a Segurança de Energia e o Desenvolvimento de Alta Qualidade".
A cerimônia de abertura contou com a presença de mais de 400 representantes de departamentos relevantes e empresas de energia, instituições financeiras, institutos de pesquisa e associações industriais da China e da Rússia.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: