TV 247 logo
      HOME > Mundo

      Começa operação de resgate de navio na Antártica

      Começou nesta quinta (2) a operação de resgate dos passageiros do navio russo MV Akademik Shokalskiy, preso no gelo da Antártica desde o dia 24 de dezembro; uma série de tentativas para o início dos trabalhos foi frustrada devido, principalmente, às condições meteorológicas na região, a mais de 2,7 mil quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart; o MV Akademik Shokalskiy é um navio de pesquisa e conta com 52 passageiros de diversas nacionalidades e 22 integrantes da tripulação

      A thin coat of snow covers the deck of the trapped ship MV Akademik Shokalskiy in East Antarctica early December 29, 2013, some 100 nautical miles (185 km) east of French Antarctic station Dumont D'Urville and about 1,500 nautical miles (2,800 km) south o (Foto: Valter Lima)
      Valter Lima avatar
      Conteúdo postado por:

      Thais Araujo*
      Repórter da Agência Brasil

      Brasília - Começou hoje (2) a operação de resgate dos passageiros do navio russo MV Akademik Shokalskiy, preso no gelo da Antártica desde o dia 24 de dezembro. O anúncio foi feito pelo chefe da expedição, Chris Turney. Desde que os primeiros pedidos de ajuda foram emitidos, uma série de tentativas para o início dos trabalhos foi frustrada devido, principalmente, às condições meteorológicas na região, a mais de 2,7 mil quilômetros ao sul da cidade australiana de Hobart. O MV Akademik Shokalskiy é um navio de pesquisa e conta com 52 passageiros de diversas nacionalidades e 22 integrantes da tripulação.

      Em sua conta no Twitter, Turney disse que "o helicóptero chinês chegou ao Shokalskiy. É 100% certo de que seremos retirados. Um enorme agradecimento a todos", escreveu. O comentário do chefe da expedição foi acompanhado por um vídeo que mostra um helicóptero chinês voando do quebra-gelo Xue Long (embarcação responsável por quebrar o gelo e liberar o caminho para a passagem de outros navios) até uma pista de pouso marcada no gelo, próxima ao navio russo.

      A complexa operação de salvamento prevê que os passageiros do MV Akademik Shokalskiy serão resgatados de helicóptero e transportados para o navio quebra-gelo chinês Xue Long. Em seguida, eles serão levados em outra embarcação até ao navio australiano Aurora Australis. A Autoridade de Segurança Marítima Australiana estima que o resgate dos 52 passageiros do navio, entre cientistas, turistas e jornalistas, levará pelo menos cinco horas, dependendo das condições meteorológicas.

      O MV Akademik Shokalskiy relembrava a expedição efetuada há um século na Antártica pelo explorador Douglas Mawson, a qual ofereceu o primeiro estudo completo sobre o continente gelado.

      *Com informações da agência pública de notícias portuguesa Lusa

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: