HOME > Mundo

Conselheiro de política externa de Trump se reúne com autoridades europeias durante cúpula da OTAN

As autoridades europeias estão ávidas por qualquer informação que possam obter sobre a política externa de Trump

Keith Kellogg (Foto: REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - Autoridades europeias de alto escalão se reuniram com um importante conselheiro de política externa de Donald Trump durante a cúpula da OTAN em andamento em Washington esta semana, enquanto os aliados dos Estados Unidos se preparam para a possível reeleição do ex-presidente. 

Keith Kellogg, um tenente-general aposentado que serviu como chefe de gabinete do Conselho de Segurança Nacional de Trump, disse à Reuters que se encontrou com várias autoridades europeias nos últimos dias, incluindo ministros das Relações Exteriores. Ele não divulgou as identidades dessa autoridades estrangeiras nem o que foi discutido durante essas conversas.

Kellogg, que está em contato regular com Trump, enfatizou que não fala pelo ex-presidente nem por sua campanha.

Ainda assim, as autoridades europeias estão ávidas por qualquer informação que possam obter sobre a política externa de Trump, caso ele vença o presidente democrata Joe Biden na eleição de 5 de novembro. Nos últimos meses, diplomatas estrangeiros têm se reunido regularmente com funcionários do governo Trump.

Entre as principais preocupações nas capitais europeias está como Trump lidará com a guerra na Ucrânia e o relacionamento dos EUA com a OTAN. O ex-presidente e seus aliados expressaram ceticismo sobre o envio de mais ajuda à Ucrânia, e Trump criticou repetidamente os países da OTAN por gastarem muito pouco em defesa.

Embora Kellogg não tenha divulgado com quem se encontrou, ele postou uma imagem no X na segunda-feira de uma "discussão informal" com o presidente do Parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk.

Em junho, a Reuters informou que Kellogg e outro conselheiro de Trump apresentaram ao ex-presidente um plano para acabar com a guerra na Ucrânia, em parte condicionando qualquer futura ajuda a Kiev à concordância dos líderes ucranianos em sentar-se para negociações de paz com Moscou.

Três outros ex-funcionários de política externa de Trump disseram à Reuters que foram abordados por delegações europeias sobre reuniões durante a cúpula da OTAN, embora essas reuniões não tenham ocorrido, principalmente por razões logísticas. Esses funcionários pediram anonimato para discutir conversas privadas.

Separadamente, o primeiro-ministro da Macedônia do Norte, Hristijan Mickoski, se encontrou com Richard Grenell, ex-diretor interino de Inteligência Nacional sob Trump, de acordo com uma foto que Mickoski postou no Facebook na segunda-feira.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados