Conselheiro de Trump diz que EUA e Brasil de Bolsonaro são democracias e Rússia e China, ditaduras
O conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Robert O'Brien, Trump divide o mundo entre "democracias lideradas por Washington" e "países autoritários"
247 - O conselheiro de de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Robert O'Brien, acredita que o mundo está atualmente dividido entre democracias lideradas por Washington e países autoritários. Foi o que afirmou nesta quarta-feira (28), em entrevista ao Instituto Hudson, um think tank político baseado em Washington.
Entre os países autoritários, o conselheiro de Trump citou Rússia, China e Irã, sem especificar quais os critérios de classificação que utilizou. "Agora existe um grupo de estados autoritários e totalitários como Rússia, Irã, China e possivelmente outros países", disse O'Brien. “Há também um grupo de democracias: Estados Unidos, Europa Oriental e Ocidental, União Europeia, Reino Unido, Índia, Brasil, Indonésia, Malásia”, acrescentou.
“Há uma divisão entre democracias que compartilham conosco os valores e a crença nos direitos humanos e nações autoritárias que oferecem uma abordagem diferente”, enfatizou O'Brien.
Por outro lado, o conselheiro disse não partilhar da visão de que o desacordo entre os EUA e a China se apresenta como uma nova Guerra Fria. Segundo O'Brien, o problema das relações com Pequim reside no fato de o Partido Comunista da China estar supostamente "tentando lançar seus tentáculos para fora de seu território, em todo o mundo, para nos controlar de modo semelhante ao que controlam seu povo”.
Informações do RT
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: