Conselho Constitucional de Moçambique anuncia vitória de Daniel Chapo nas eleições presidenciais
A presidente do Conselho Constitucional afirmou que, embora tenham sido identificadas irregularidades no processo eleitoral, elas não invalidam o resultado
247 – O Conselho Constitucional de Moçambique oficializou, nesta segunda-feira (23), a vitória de Daniel Chapo, candidato do partido governista Frelimo, nas eleições gerais realizadas em 9 de outubro. Ele sucederá o atual presidente, Filipe Nyusi.
De acordo com os números apresentados por Lúcia Ribeiro, presidente do Conselho Constitucional, Chapo obteve 65,17% dos votos, uma porcentagem menor que os 70,67% divulgados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) em 24 de outubro.
Venâncio Mondlane, apoiado pelo partido extraparlamentar Podemos, ficou em segundo lugar, com 24,19%, superando os 20,32% inicialmente apontados pela CNE. Já Ossufo Momade (Renamo) recebeu 6,62% dos votos, enquanto Lutero Simango (MDM) conquistou 4,02%.
O partido Frelimo, além de garantir a presidência, também assegurou a maioria na Assembleia da República, conquistando 171 dos 250 assentos disponíveis nas eleições parlamentares.
Ribeiro destacou que, embora tenham sido identificadas irregularidades durante o processo eleitoral, elas não foram suficientes para invalidar o resultado.
Segundo relatos da mídia local, o cenário pós-eleitoral foi marcado por episódios de violência, resultando na morte de mais de 100 civis e deixando centenas de feridos.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: